Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Petróleo

Petrobras admite atraso em plataformas

Além do adiamento na entrega da plataforma P-50, que está sendo concluída no estaleiro Mauá Jurong, de Niterói, a Petrobras já conta também com mais o atraso nas obras da plataforma P-34, que estão sendo feitas pela empresa GDK, em Vitória. Apesar disso, o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, reafirmou que a companhia deverá atingir a auto-suficiência pontual em produção de petróleo ainda neste ano. Ou seja: produzirá o equivalente ao consumo nacional.

Segundo Gabrielli, a P-50, que terá capacidade de produzir até 180 mil barris de óleo por dia, deverá ser instalada no campo de Albacora Leste, na Bacia de Campos, até o início de novembro, o que já é suficiente para alcançar a meta. O diretor de Exploração de Produção da estatal, Guilherme Estrella, afirmou que a P-34 deverá entrar somentye no início do ano que vem. A meta inicial era ainda para o segundo semestre deste ano.

A P-34 será instalada no campo de Jubarte, também na Bacia de Campos, e terá capacidade de produzir 60 mil barris de óleo por dia. Estrella explicou que, até o fim do ano, além da entrada em operação da P-50, a companhia terá a reativação de poços do campo de Marlim Sul, que estavam com produção suspensa desde o ano passado devido a problemas técnicos, além de outrosprojetos de extração menores.

O diretor da Petrobras explicou que com todos esses pequenos projetos a meta de produzir 1,85 milhão de barris por dia de petróleo no Brasil até o fim do ano está mantida. Segundo ele, já no primeiro trimestre do ano que vem, a média de produção de petróleo pela estatal no país deverá superar a média de consumo, o que caracteriza a autro-suficiência.

Estrella acrescentou que as duas unidade poderá levar até seis eses para atingir sua capacidade máxima de produção de petróleo. Gabrielli e Estrella participam da abertura da Niterói Fenashore 2005, primeira edição da feira e conferência internacional da indústria naval a offshore.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.