O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) abre amanhã o período de inscrições para o concurso que oferece 100 vagas de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, para atuação em Brasília. Os interessados devem ter formação superior em qualquer área. A remuneração inicial é de R$ 10.905,76.

CARREGANDO :)

A contratação de especialistas em gestão mostra uma preocupação do governo federal em profissionalizar seu quadro de pessoal. Hoje, quase 900 especialistas estão em atividade em postos estratégicos da administração federal, disputando espaços antes restritos às nomeações políticas. O trabalho consiste, basicamente, na formulação e gestão de políticas públicas e de projetos do governo.

A coordenadora da carreira de EPPGG no Ministério do Planejamento, Rachel Pellizzoni da Cruz, conta que cerca de 40% dos profissionais têm mestrado e outros 10% são doutores. Ela destaca que o concurso é uma ótima oportunidade para quem tem interesse em trabalhar com administração pública.

Publicidade

Foi o caso, por exemplo, da engenheira ambiental curitibana Juliana Akiko Noguchi Suzuki, de 25 anos. Depois de passar por uma grande empresa privada e pelo governo paranaense, desde abril ela trabalha no MPOG. Juliana conta que se interessou pela carreira quando cursava o mestrado em Administração Pública e Governo. "A mobilidade e a possibilidade de ter experiência em várias áreas me chamaram a atenção", afirma.

Processo

A primeira etapa do concurso consiste em prova objetiva. Depois, o candidato passa por uma dissertação. As provas são de caráter eliminatório e classificatório. Em seguida, os candidatos iniciam a apresentação de títulos. Passada essa fase, os aprovados participam de um curso de formação, em Brasília, que dura quatro meses. Neste período, recebem metade da remuneração.

As inscrições custam R$ 130 e podem ser feitas de 25 de junho a 12 de julho, no site www.esaf.fazenda.gov.br. As provas, previamente marcadas para 30 de agosto, serão realizadas em várias cidades do país, inclusive Curitiba.