O deputado federal paranaense Abelardo Lupion (PFL) comemorou na noite deste domingo a decisão da população de não proibir o comércio de armas de fogo. Lupion é uma das lideranças paranaenses da frente do não. "Já esperava a vitória, porém não com tanta vantagem. A população deu um recado nas urnas."
Para o deputado, o referendo demonstrou o quanto a população se sentiu ameaçada com a possibilidade de proibição de vendas de armas. "A população não acredita mais na segurança pública", alegou.
Em entrevista por telefone, Lupion comentou a posição dos paranaenses contra a medida de proibição. No Paraná, o não teve 73,15% dos votos válidos, contra 26,85 do sim. "A politização do paranaense é patente. O sim menosprezou a capacidade do povo de entender a proposta. Eles queriam que o povo abrisse mão de um direito constitucional", ressaltou.
De acordo com o deputado, ele deve se reunir na segunda-feira em Brasília com a coordenação da Frente Parlamentar Pelo Direito da Legítima Defesa, da qual faz parte da presidência. Na reunião deverá ser discutida as próximas ações da frente e novas propostas para melhorar a segurança pública no país. "Eu esta semana vou sentar com o senador Renan Calheiros para conversarmos sobre a questão. O trabalho agora é de todos nós", finalizou.