PEQUIM - O presidente da maior empresa de refrigerantes da Ásia, a chinesa Kelon, foi preso e está sob custódia depois que sua empresa registrou déficit de US$ 7,4 milhões, informou nesta segunda-feira a agência oficial chinesa Xinhua.

CARREGANDO :)

As perdas do exercício de 2004 contrastaram com um lucro de US$ 25 milhões obtido nos três primeiros trimestres do anofiscal. A Comissão Reguladora do Mercado de Valores da China iniciou uma investigação da Kelon em maio, mas em 20 de julho, quando encerrou seus trabalhos, não anunciou seus resultados, razão pelas quais se desconhecem os motivos da detenção do presidente Kelon, Gu Chujun.

Gu foi detido junto com dois funcionários da Guangdong Kelon Electrical Holding Co., que está proibida de comercializar suas ações. Os outros dois detidos são o subdiretor executivo, Yan Yousong, e o assistente do diretor-executivo, Jiang Yuan.

Publicidade

Fundada em 1984, a Kelon é a maior empresa de refrigeradores, ar-condicionado e pequenos eletrodomésticos da Ásia e a segunda do mundo, com uma capacidade de 13 milhões de unidades de refrigeradores.

A companhia chinesa já foi uma estatal e se transformou em uma corporação internacional privada, com papéis negociados nos mercados de Hong Kong e Shenzhen.