Levantamento feito pelo Procon-SP em sete estabelecimentos comerciais da capital paulista constantou uma diferença de até 30% nos preços de eletrodomésticos e eletroeletrônicos em São Paulo. Foram pesquisados os preços de 71 produtos entre os dias 14 e 17 de outubro.
A loja Casas Bahia não participou do levantamento porque não autorizou a coleta de preços no período estipulado pelo órgão.
A maior diferença encontrada nos segmentos eletrodomésticos e eletroeletrônicos foram, respectivamente, forno microondas Panasonic
O levantamento constatou que há variação de preços de um mesmo produto nos diversos estabelecimentos e também diferença de preços de uma mesma categoria, tendo em vista a diversidade de especificações, variedade de funções e recursos tecnológicos.
Muitas vezes um produto básico, com funções simples, atende plenamente às necessidades imediatas do consumidor, com a vantagem de ter um preço mais acessível do que um produto mais sofisticado.
O consumidor deve não só comparar preço, como ficar atento à qualidade do produto.
A compra à vista sempre aumenta a possibilidade de negociação do preço; o consumidor deve comparar ofertas e negociar descontos. Nas compras financiadas, o Procon recomenda que seja observada a diferença entre o preço à vista e o total financiado, pois as taxas de juros continuam altas. Se o estabelecimento comercial oferecer pagamento parcelado sem juros, deve pesquisar em outras lojas o preço à vista para verificar se há juros embutidos.
Em longos períodos de financiamento, o consumidor deve analisar com cautela sua capacidade de pagamento. E, nos casos em que o consumidor optar pelo cartão de crédito como forma de pagamento, cuidado com os juros cobrados pela administradora no parcelamento.