Cada vez mais as empresas estão investindo em programas de Assessment para identificar e mapear as competências e as necessidades de desenvolvimento de seus funcionários.
O objetivo principal do Assessment é fornecer à empresa informações sobre as principais características pessoais dos funcionários avaliados, suas habilidades, competências e expectativas para que, com base nesta avaliação, a empresa possa tomar suas decisões estratégicas.
Os programas de Assessment também são muito procurados pelas empresas por causa da necessidade contínua que elas têm de desenvolver capacidades específicas em funcionários-chave. Além disso, o programa ainda possibilita o desenho de planos de sucessão, direcionamento de carreira e transferências internas.
Já para os profissionais que passam por este tipo de avaliação, o Assessment pode ser considerado uma oportunidade de desenvolvimento individual, já que através do programa os executivos passam a ter uma percepção maior dos seus pontos fortes e dos pontos a serem desenvolvidos e com isso podem focar na melhoria de suas competências. E se por um lado os funcionários ficam mais motivados e comprometidos com seu próprio desenvolvimento, eles também passam a gerar melhores resultados para as organizações. Outro benefício destacado por quem implata ou passa pelo processo é a garantia de maior transparência e clareza aos critérios usados para a tomada de decisões da companhia, como nos casos de promoção/sucessão.
A metodologia do programa de Assessment normalmente consite em seis etapas: entendimento das necessidades, planejamento e comunicação, definição das competências, entrevista individual, instrumentos de avaliação e relatório final. Para o sucesso deste tipo de programa, é fundamental que a empresa tenha objetivos bem claros, que a comunicação com os funcionários seja feita de maneira objetiva e aberta, e que o relatório final não seja apenas teórico. No momento da devolutiva, o participante deve receber orientações e estímulo para desenhar seu próprio plano de ação; que pode incluir um trabalho de coaching, um curso de MBA, ou alguma atividade de treinamento.
Se o programa for bem executado, tanto a empresa quanto seus funcionários são beneficiados. O primeiro consegue aproveitar e reter melhor seus profissionais, enquanto estes ganham um feeback detalhado do processo e podem gerenciar a sua propria carreira. O programa de assessment favorece a integração e alinhamento dos colaboradores com a estratégia corporativa, promove a motivação e, consequentemente, a produtividade e o desenvolvimento.