O músico Nando Reis discordou de duas questões do gabarito de um concurso público que utilizou a música "Vou te encontrar", escrita por ele, para a prova de Língua Portuguesa. O artista opinou sobre o tema em resposta a um candidato, que o procurou pela internet.
A música escrita por Reis, e gravada por Paulo Miklos, foi o texto base para as 20 questões da prova de Língua Portuguesa no concurso público para o cargo de auxiliar em administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFJR). A prova foi realizada no último domingo (10).
Um candidato que fez a prova entrou em contato com o cantor pelo aplicativo Messenger, do Facebook. Ele pediu a opinião de Reis, para decidir se entraria ou não com um recurso pedindo a anulação das questões. A história foi publicada – e viralizou – no Twitter.
O cantor opinou sobre as questões 8 e 17:
• “Em vou te encontrar... vou te encontrar, o emprego das reticências indica:”
• “Em “Vivo, como você quer”, a alternativa que contém o significado mais adequado para a palavra destacada é:”
O gabarito disponibilizado pela Pró-reitoria de Pessoal (PR-4) da UFRJ, que elaborou a prova, as respostas corretas seriam "hesitação" e "aproveitar a vida", respectivamente.
Para o cantor, o correto seria "reflexão" e "perdurar", nesta ordem. "Embora ache que o verso só poderia ser analisado dentro do contexto da estrofe", completou.
Além disso, o música destacou que as reticências não existem na versão original. A Gazeta do Povo entrou em contato com a assessoria do cantor, que confirmou que foi ele próprio quem respondeu as perguntas feitas pelo candidato que prestou o concurso.
Confira aqui a prova completa, dispnibilizada no site da PR-4/UFRJ.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”