Os anunciantes no Reino Unido, um dos maiores mercados do mundo, já gastam mais com publicidade na internet do que em rádios ou em outdoors, segundo pesquisa do Escritório de Publicidade na Internet do Reino Unido (UK IAB, na sigla em inglês) com o PricewaterhouseCoopers (PwC).
A propaganda online cresceu 62,3% no primeiro semestre deste ano, contra 3% do mercado de publicidade local em geral. Foram gastos 407,8 milhões de libras com a web no período e as instituições responsáveis pela pesquisa estimam que o montante passe de 1 bilhão de libras em 2005.
A televisão ainda detém a maior fatia do mercado (23,6%). Só no ano passado foram investidos 4,7 bilhões de libras em publicidade na TV. No primeiro semestre deste ano, a internet ficou com 5,8% do bolo, mais do que os 5,1% de outdoors e 3,6% de rádios.
Segundo a IAB, o crescimento da publicidade online teve um resultado acima do esperado e pode ser explicado pelo aumento do acesso à internet por banda larga.