Quase 3 mil sindicatos já atualizaram seus dados por meio da Campanha de Atualização de Dados das Entidades Sindicais, desenvolvida pela Secretaria de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego.

CARREGANDO :)

Segundo o Coordenador de Informações sobre Relações de Trabalho, Celso Amorim Araújo, o objetivo da campanha é formar uma base de dados atualizada, com informações consistentes e seguras sobre o universo das entidades sindicais.

Com início em 19 de abril, a campanha foi dividida em três etapas: a primeira, de 19 de abril a 18 de maio, foi direcionada às confederações. A segunda, no período de 19 de maio a 27 de julho, às federações. E a terceira fase, voltada para os sindicatos, começou em 28 de julho e vai até 18 de outubro.

Publicidade

Nesse período, cerca de 3.518 entidades sindicais aderiram à campanha, sendo 27 confederações, 371 federações e 2.920 sindicatos. A expectativa, de acordo com a Secretaria de Relações de Trabalho, é que de 10 a 11 mil entidades sindicais atualizem seus dados.

Celso Amorim acredita que a atualização dos dados dará ao MTE condições de desenvolver e aperfeiçoar seus sistemas e procedimentos administrativos de tratamento e relacionamento com as entidades, permitindo uma maior celeridade no trâmite dos processos.

O coordenador enfatiza a importância da campanha e estimula a participação das entidades, já que "a atualização dos dados garantirá transparência aos processos e acesso às informações".

Para atualizar os dados, a entidade sindical pode entrar no site do MTE e preencher um formulário. Depois disso, o sistema emitirá uma solicitação de atualização, que deverá ser entregue juntamente com os documentos que comprovam as informações descritas. Os dados serão conferidos e o Ministério confirmará a atualização.

O banco de dados formado pela atualização comporá o Cadastro Nacional de Entidades Sindicais - CNES, que é disponível à sociedade pelo endereço eletrônico www.mte.gov.br. As informações são do Ministério do Trabalho

Publicidade