Em momentos de crise, a dificuldade em conseguir um aumento leva muita gente a procurar meios alternativos para convencer o chefe de que é hora de negociar o salário. Especialistas em carreira afirmam que esses não são os melhores meios para iniciar a conversa com o superior, mas admitem que há quem apele para práticas “politicamente incorretas”. Listamos quatro práticas que você pode encontrar no ambiente corporativos e uma dica de uma especialista em recursos humanos.
Atualizar o LinkedIn
Uma ação quase inocente, atualizar o LinkedIn é uma forma de alerta quando se tem os superiores na sua lista de contatos. Marcando a opção de exibir atualizações nas suas atividades recentes, alguns profissionais dão nova cara a sua página profissional, fazendo upload de fotos, novos projetos, seguindo empresas concorrentes e atualizando seu currículo. É uma forma de insinuar que se está procurando uma nova oportunidade, esperando que o chefe recorra ao aumento para retê-lo na empresa.
Chegar atrasado e bem vestido
Juntos, um atraso sutil, uma roupa mais alinhada que o normal e todos os fios de cabelo no lugar podem dar a entender que o profissional acabou de sair de uma entrevista em outra empresa. É uma forma de ameaçar o gestor e pedir valorização sem precisar verbalizá-lo.
Deixar uma pesquisa salarial sobre a mesa
Imprimir uma pesquisa salarial da sua área e deixa-la “acidentalmente” sobre sua mesa e fazer burburinho entre a equipe sobre seu desejo de um salário melhor é outra maneira de demonstrar insatisfação e possível busca por novas oportunidades. Alternativa escolhida pelos funcionários mais seguros de sua importância na empresa, também tem grandes chances de dar errado.
Assumir tarefas extras ou ficar até mais tarde
O que parece sintoma de um colaborador dedicado e eficiente pode ser apenas mais uma maneira de tentar um aumento. Assumir tarefas que extrapolam sua função ou ficar suando a camisa até mais tarde é, para alguns, um recurso para se destacar na equipe e mostrar serviço, o que supostamente seria digno de um aumento. Para tornar a prática politicamente incorreta, basta mandar um e-mail para o chefe explicando a sobrecarga de trabalho.
Conselho de quem entende
Por mais divertidas que pareçam as estratégias listadas acima, a especialista em recursos humanos Rejane Teresinha Giaccomini, diretora da RTC Consultoria, aponta-as como dicas do que não fazer para conseguir um aumento. “Não é uma postura transparente, e, em muitas delas, o tiro pode sair pela culatra e ter consequências ruins, além de prejudicar a reputação do profissional”, diz.
Segundo ela, a melhor estratégia é a boa e velha conversa o gestor, para falar sobre seu desejo, munido de argumentos. O profissional pode aproveitar o resultado de uma avaliação de competências positiva, pedir um feedback ao gestor, perguntar sobre oportunidades e expectativas em relação a ele e até mesmo apresentar uma pesquisa salarial. “O importante é não pensar nisso só quando se deseja um aumento, mas fazer seu marketing pessoal constante, pedir mais desafios e gerar impacto positivo na sua e nas outras equipes”, recomenda.
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