Se você tem a impressão de que o fone de ouvido já é praticamente um equipamento de trabalho obrigatório para muita gente, acertou. Uma pesquisa realizada pela rede social LinkedIn e pelo serviço de streaming de áudio Spotify revelou que 83% dos brasileiros escutam música no trabalho.
LEIA MAIS: Exército abre concurso com vagas temporárias para Paraná e Santa Catarina
A banda campeã é o Coldplay, com 41% da preferência dos participantes, seguida pelo também britânico Ed Sheeran e pela dupla Jorge & Matheus, ambos com 31%. Maroon 5 (30%) e Charlie Brown Jr. (21%) completam o Top 5.
Como é possível constatar pelos artistas favoritos, a pesquisa mostrou que 48% dos brasileiros acham que o Pop é o gênero musical mais adequado para se ouvir no trabalho. Logo depois vêm MPB (33%), Clássica (30%), Rock (24%) e Sertanejo (22%).
Alguns dos artistas que estão no topo das listas de mais ouvidos ficaram de fora quando o assunto é música no escritório. Anitta e Wesley Safadão foram considerados os artistas menos apropriados para o expediente, com 39% e 37% respectivamente. O sertanejo de Maiara & Maraísa (17%), Marília Mendonça (16%) e Simone & Simaria (16%) completam a lista, indicando que os brasileiros acreditam que algumas músicas só devem ser ouvidas depois do expediente.
LEIA TAMBÉM: Aperte o pause na carreira: a guinada que um período sabático pode dar na sua vida
O levantamento foi feito com 1.030 pessoas de todos os estados do Brasil. Para 90% dos respondentes, ouvir música durante o trabalho aumenta a produtividade; para 80% deles, isso é essencial para se sentirem motivados ao longo do dia. Enquanto isso, tímidos 2% acreditam que música não é algo apropriado para o ambiente de trabalho.
Para todo mundo
As respostas também mostraram que a música é realmente uma linguagem universal, mesmo no mundo profissional. Como era de se esperar, 95% dos profissionais da área de marketing afirmaram que ouvir música os deixa mais produtivos.
A surpresa, no entanto, está em áreas mais tradicionais, como finanças, em que 90% dos participantes afirmaram o mesmo. A música também aumenta a produtividade de 98% dos profissionais de TI, 79% dos engenheiros e 90% dos profissionais de educação e construção civil.
Em um texto postado em seu perfil no LinkedIn, o diretor financeiro da rede social na América Latina, Pedro Alencar, revelou que é do time de quem usa a música para amenizar estímulos externos e focar o trabalho.
“Faço parte das profissões ‘caretas’ e dificilmente imaginam um diretor financeiro escutando música enquanto desvenda o Excel. Mas tenho muitas tarefas que exigem concentração do início ao fim e a música me ajuda a manter o foco por mais tempo. Chego a ficar horas com o fone sem perder a atenção”, escreve.
Com base na pesquisa, o Spotify e o LinkedIn criaram uma playlist especialmente para ouvir o expediente – e que embalou a produção desse texto. A lista Música no Trabalho está disponível clicando neste link.
Confira os artistas preferidos em cada região brasileira no infográfico abaixo:
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp