A Receita Federal faz um alerta aos contribuintes: é falsa a mensagem que está circulando pela internet, informando que algumas restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2005 foram emitidas de forma equivocada. Em aviso na página inicial de seu site, a Receita pede às pessoas para que "não abram nem respondam mensagens que chegam em suas caixas eletrônicas em nome do órgão". As informações são do repórter Fernando Jasper, da Gazeta do Povo.
O e-mail, que exibe o timbre da Receita e supostamente foi enviado pelo domínio da instituição na internet (receita.fazenda.gov.br), sugere que ainda possa existir um valor residual a ser restituído e convida o contribuinte a clicar em um link. Atraído pela possibilidade de receber um dinheiro extra, o internauta corre o risco de instalar um vírus em seu computador ou de ter seus dados roubados por criminosos.
A Receita informa que essa mensagem assim como outras que solicitam, por exemplo, o recadastramento do IRPF é uma maneira ilegal de quadrilhas especializadas em crimes pela internet obterem informações fiscais, bancárias e cadastrais do contribuinte. O curioso é que o texto do e-mail informa que, se ocorrer algum erro, a pessoa pode ligar para o telefone 0300-78-0300 que é o número verdadeiro do atendimento da instituição.
Leia a reportagem completa na Gazeta do Povo
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Deixe sua opinião