O LinkedIn, rede social profissional com mais de 259 milhões de usuários, divulgou as palavras e expressões mais usadas em 2013 nos perfis de seus usuários. No Brasil, assim como globalmente, a palavra mais utilizada nos perfis é "responsável".
Em relação a anos anteriores, os chavões têm variado em termos de popularidade. Na pesquisa de 2012, a palavra mais usada foi "experimental". Em 2011, o termo da vez era "multinacional".
"Construir uma marca profissional é um importante passo para ter sucesso no trabalho", diz Nicole Williams, especialista em carreira do LinkedIn. "Mas, se você se parece com todos, não vai se destacar de outros profissionais que estão competindo por uma oportunidade. Diferencie-se pela descrição exclusiva do que você tem realizado em sua carreira e traga exemplos concretos do seu trabalho por meio de fotos, vídeos e apresentações em seu perfil que demonstre o seu melhor resultado. Dar exemplos para demonstrar como você é responsável ou estratégico é sempre melhor do que simplesmente usar as palavras", acrescenta.
As dez mais
As dez palavras mais usadas pelos profissionais brasileiros neste ano foram, na ordem: responsável, estratégico, multinacional, dinâmico, organizacional, especialista, criativo, eficaz, inovador e competitivo.
DicasLinkedIn mostra como o profissional pode se mostrar responsável ou estratégico na rede:
Considere o oposto
Você se descreveria como irresponsável ou impaciente? Um dos jeitos mais rápidos de decidir se deve ou não optar por uma palavra para definir sua marca profissional é considerar o antônimo. No caso de "eficaz", o oposto é "ineficaz", o que torna "eficaz" um dos descritores que é dado. Todo o seu perfil pode mostrar que você é responsável e eficaz sem precisar incluir chavões.
Vincule a um resultado
Conecte suas habilidades a um resultado específico que demonstre sua competência. Sempre que possível, especialmente para palavras como "inovador", "estratégico" e "criativo", publique um exemplo de seu trabalho no perfil, como uma foto, vídeo ou apresentação, para dar aos outros uma visão do seu talento.
Permita que os outros confirmem por você
Uma maneira de verificar as habilidades listadas é buscar recomendações, escritas ou por clique, de fontes respeitáveis. Quando você estiver em busca de recomendações, peça para sua conexão falar especificamente sobre a competência que você quer enfatizar e, idealmente, para conectá-la a um resultado que este colega de trabalho já tenha testemunhado.
Use linguagem ativa
Melhor do que dizer que você é responsável por algo é demonstrar como essa responsabilidade entregou resultados. Seus colegas, potenciais clientes e futuros empregadores presumem que você foi responsável por diferentes programas, mas como eles foram traduzidos em resultados? Por exemplo, você pode substituir "responsável por mídia social" por "a meta de crescimento de dez vezes na audiência da mídia social para a marca foi alcançada sob minha supervisão", e fornecer material visual para mais demonstrações.
Use o vocabulário da sua indústria
Adapte sua marca profissional no LinkedIn e selecione as palavras certas para oportunidades específicas, se espelhando na linguagem das empresas desejadas. Se você está visando trabalhar para ou com uma empresa imobiliária, por exemplo, siga a companhia no LinkedIn e você vai descobrir uma gama de informações que direcionará o seu foco. Pesquisando as empresas onde pretende trabalhar, você pode encontrar o tom certo que quer incorporar em seu perfil. Se você não tem certeza sobre quais palavras escolher para descrever sua experiência profissional ou precisa alterar um de seus chavões, consulte a página da empresa desejada e selecione algumas palavras.
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