• Carregando...

Os exames do gado suspeito em quatro possíveis focos de febre aftosa no Paraná deverão ter seus resultados disponíveis nesta terça-feira. Como adiantou a edição deste domingo do jornal Gazeta do Povo, a primeira previsão era de que as análises enviadas ao laboratório do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em Belém (PA), ficassem prontas nesta segunda, porém, a necessidade de coleta de uma maior quantidade de material dos animais acabou ocasionando o atraso.

Segundo a assessoria a Secretaria de Estado da Agricultura (Seab), a vacinação antecipada contra a aftosa no Paraná, entretanto, foi vetada pelo governo federal. O cronograma de vacinação dos bovinos prevê a que primeira dose da vacina contra a aftosa começa a ser aplicada a partir do dia 01 de novembro.

A Seab segue monitorando os 19 animais suspeitos, que estão em quatro fazendas ao longo do Paraná. Outras 36 propriedades que receberam animais vindos do Mato Grosso do Sul também seguem isoladas.

A proibição de eventos que reúnam bovinos – como feiras, rodeios e exposições – e a intensificação das barreiras sanitárias com o MS prosseguem em todo o estado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]