A Secretaria de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura informou que a Rússia habilitou frigoríficos exportadores de carnes em dois novos estados brasileiros: Tocantins e Rondônia. A habilitação, segundo o Ministério, é resultado da visita de uma missão daquele país ao Brasil entre os meses de maio e julho.
Nos dois estados, o governo russo autorizou a compra diretra de estabelecimentos produtores e exportadores de carnes bovina e suína, tanto de cortes para processamento como para o varejo, além de carnes de aves.
A Rússia é o principal mercado para as carnes brasileiras, para onde o país exportou US$ 734 milhões em 2004. Este ano, entre janeiro e outubro, as exportações do complexo carnes para o mercado russo chegaram a US$ 1,4 bilhão.
Além de Rondônia e Tocantins, todos os estados da área livre de febre aftosa no país têm estabelecimentos autorizados a exportar para a Rússia (RS, SC, PR, SP, MG, MT, GO). As importações do Mato Grosso do Sul estão suspensas temporariamente em função dos focos de febre aftosa.