A liderança, tema que vem sendo discutido pelo homem desde os mais remotos tempo, é o fator-chave para o sucesso de qualquer empresa ou negócio. Alguns especialistas acreditam que o espírito de liderança é nato, como é o caso de Robert Wong, consultor considerado pela revista "The Economist" um dos 200 mais destacados "headhunters" do mundo, que afirma que "os grandes líderes já nascem líderes". Já outros afirmam que a liderança é um habilidade que pode ser aprendida e aperfeiçoada, se adequando às situações do mundo moderno e às exigências das empresas. Mas que figura é essa? Quem é ou o que torna uma pessoa líder?
Para Rodrigo Portela, gerente de recrutamento da CASE Consulting, líder é aquele que comanda, orienta e inspira. Segundo ele, a verdadeira liderança é exercida através do exemplo e da condução orientada. O líder deve ser o responsável pelo desenvolvimento de sua equipe, fornecendo condições para que todos desenvolvam suas potencialidades ao máximo. Ele vê o líder como um facilitador, pois, na sua opinião, é aquele que consegue criar um ambiente no qual se extrai o máximo das potencialidades de sua equipe.
André Moraes, presidente da Talento e Profissão, ressalta que é importante diferenciar chefe de líder, pois, afirma, nem sempre o chefe é um líder e um subordinado pode ser um líder dentro da equipe.
- O verdadeiro líder é aquele que motiva e une todos em busca de um objetivo comum, sabe extrair o melhor de cada um, acrescenta André
Na opinião de Portela, o líder deve ser visto como uma fonte de motivação e de apoio da equipe, sem com isso tornar seu pessoal dependente de seus comandos para dirigir todas as suas ações.Talento nato ou adqurido
Este é um ponto de divergência entre muitos especialistas. André Moraes acredita que existem pessoas que já possuem naturalmente características de liderança na sua personalidade, mas tem como se desenvolver esse potencial , ainda que, dependendo do perfil do indivíduo, pode ser uma tarefa mais fácil ou mais difícil.
- Além disso, muitas pessoas não querem ser líderes e podem ter excelentes carreiras em outras funções. Para quem não possui perfil e nem vontade, ser líder pode ser muito ruim, afirma.
Na opinião de André, o líder precisa saber identificar o perfil dos seus liderados, ser coerente, ético e justo nas suas decisões. Ele deve fazer uma abordagem adequada com cada liderado, pois as pessoas possuem perfis diferentes e a abordagem utilizada com cada um também deve ser diferente.
Já Rodrigo Portela pensa ser a liderança um aspecto nato no que diz respeito à satisfação natural de cada um em liderar pessoas. Contudo, concorda que esse talento precisa de constante aprimoramento.
- Como qualquer habilidade humana, o constante aprimoramento leva à perfeição.