O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse na tarde desta segunda-feira, na abertura da 39ª Convenção Nacional de Supermercados, em São Paulo, que os que acharam que a crise política afetaria a economia, "caíram do cavalo". O presidente assegurou que os mais pobres não serão atingidos pela turbulência política e ainda sinalizou com queda de juros, dizendo que a inflação está controlada.

CARREGANDO :)

- Se alguém achou que com todo esse conflito político a economia seria afetada, caiu do cavalo. Enquanto eu for presidente, não vou permitir que o povo mais pobre sofra qualquer retrocesso com essa crise política - disse Lula na abertura da feira de supermercadistas.

O presidente falou sobre a queda dos juros, uma semana antes da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom):

Publicidade

- Obviamente nós entendemos que os juros, agora, têm que entrar numa rota diferente do que se fez até agora, porque a inflação me parece que está definitivamente controlada - garantiu Lula, que completou:

- Hoje, o Brasil vive um ciclo de crescimento sem inflação, muito diferente da instabilidade sem crescimento e sem exportação do passado - disse Lula, que enalteceu a melhor situação das contas externas do país, com exportações acima de US$ 111 bilhões no ano, com menor vulnerabilidade externa.

- Os resultados das contas externas e , sobretudo, a retomada dos investimentos, configuram um ciclo de solidez inédito nas últimas décadas da nossa história - comemorou o presidente.