Representantes dos servidores da Dataprev de todo o Brasil e a direção da empresa iniciam as negociações nesta terça-feira, em Brasília. A reunião começa às 10h e pela categoria no Paraná estará o representante da Organização Local de Trabalho (OLP) da DataprevPR, João Camparoto. Os servidores estão de greve desde a última terça, dia 16.
Os funcionários reivindicam um reajuste salarial de 8,5% e o aumento do tíquete refeição de R$ 15,00 para R$ 18,00. Nesta reunião de terça, a empresa deve apresentar a primeira proposta aos servidores. "Na quarta também haverá uma reunião das lideranças sindicais do Brasil todo para discutir os rumos da greve", afirma Camparoto.
O representante da OLP da Dataprev-PR diz que, mais do que a reivindicação por reajuste salarial, os grevistas protestam contra a Medida Provisória 258, que criou da Receita Federal do Brasil, unindo a Receita Federal e a Receita Previdenciária, a chamada Super-Receita. Camparoto acredita que a centralização do recolhimento dos recursos financeiros, considerado ponto mais contraditório da medida, pode fazer com que se utilize os recursos da Previdência para outros gastos.
Serviços
A Dataprev é responsável pelos sistemas de informática de todo o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Com a greve, alguns serviços podem ser prejudicados. A empresa é responsável pelo sistema de pagamento dos aposentados. Ainda não forma registrados problemas em virtude da greve.