• Carregando...
Universidade de Harvard, nos EUA: acesso também com bolsas. | Joseph Williams/Creative Commons
Universidade de Harvard, nos EUA: acesso também com bolsas.| Foto: Joseph Williams/Creative Commons

Para quem pretende concorrer a uma bolsa para cursar um mestrado ou doutorado no exterior, este é o momento para começar a se preparar. A maioria das bolsas recebe inscrições entre o fim do segundo semestre e início do ano (há, portanto, alguns programas com inscrições abertas), mas o ideal é se organizar com alguns meses de antecedência.

A maioria das bolsas exige um certificado de proficiência na língua do curso pretendido. Eles normalmente são obtidos junto a instituições credenciadas que fazem apenas algumas provas por ano. Além disso, é comum que as instituições peçam que o candidato já tenha sido aceito em um curso, o que exige empenho para fazer a inscrição em tempo hábil para a bolsa. Outras aliam a bolsa ao curso. Geralmente são pedidas cartas de apresentação e de recomendação, o que também exige tempo para o candidato. Por último, há países que exigem a tradução de diplomas e históricos escolares.

Para quem está começando a se organizar, vale a pena avaliar as principais bolsas no exterior. Em um universo de dezenas de instituições que auxiliam estudantes, selecionamos sete programas em diferentes países que podem ser uma porta de entrada para estudar no exterior.

Eiffel

O programa de bolsas Eiffel permite estudar mestrado ou doutorado na França. É possível se candidatar a uma bolsa através das universidades conveniadas, que fazem o processo de inscrição. Cada universidade tem um prazo para as candidaturas, então é preciso ficar atento aos critérios de cada uma – geralmente as inscrições são no fim do segundo semestre, para início das aulas em setembro do ano seguinte. Mais informações: www.campusfrance.org/fr/eiffel.

Endeavour

O programa do governo australiano tem inscrições até 30 de junho e oferece apoio a estudos e estágios na Austrália. Os estudantes precisam ser aceitos em universidades australianas e pedir a bolsa no sistema online da Endeavour. Mais informações no site https://internationaleducation.gov.au.

Fullbright

A Fullbright oferece uma das bolsas mais tradicionais dos Estados Unidos. Para participar, é preciso ver os editais abertos no site da instituição. Na maioria dos casos, é preciso ser aceito pela universidade nos EUA antes de pedir a bolsa. Cada programa tem uma lista de documentos e prazos. Mais informações pelo site http://fulbright.org.br.

Lemann

É uma fundação brasileira que financia estudos de pós-graduação no exterior em áreas cruciais para o desenvolvimento do país. É preciso se inscrever em uma das universidades parceiras, entre elas Harvard e Stanford. Mais informações: www.fundacaolemann.org.br/lemannfellowship

DAAD

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) oferece bolsas de graduação, pós-graduação e doutorado. É preciso consultar a lista de cursos com bolsas do DAAD no site da entidade. Os editais, com informações sobre cursos, prazos e valores das bolsas ficam à disposição no site http://www.daad.org.br.

Fund. Carolina

Localizada na Espanha, a fundação oferece anualmente mais de 300 bolsas para pós-graduação e 140 bolsas de doutorado para cidadãos da comunidade iberoamericana. As inscrições para o ano letivo 2016-2017 vão até março (para pós-graduação) e abril (para doutorado). Informações: www.fundacioncarolina.es/

Chevening

Programa do governo britânico que oferece bolsas de mestrado para estrangeiros selecionados por suas embaixadas ao redor do mundo. As inscrições começam em agosto e vão até novembro de cada ano . Candidatos pré-selecionados passam por uma entrevista. Mais informações pelo site: www.chevening.org/fellowships/Brazil

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]