Quatro shoppings da cidade abrem suas portas na manhã desta sexta-feira, dia 23, e só fecham às 18h de sábado, dia 24, véspera de Natal. Curitiba, Crystal, Mueller e Barigüi estão aderindo, pela primeira vez, ao que já é sucesso em shoppings do Rio de Janeiro e São Paulo: a maratona de 32 horas de funcionamento ininterrupto. Nestas capitais, o faturamento foi o de um sábado de movimento no ano passado. A expectativa dos paranaenses é de que as vendas aumentem em pelo menos 15% com relação ao mesmo período em 2004.
O Shopping Curitiba, por exemplo, espera 75 mil pessoas em toda a jornada. Para isso, e para manter 600 funcionários acordados, foram investidos R$ 100 mil. Os outros shoppings não informaram gastos, mas se o investimento for equivalente, a soma deve chegar a cerca de R$ 400 mil.
Para atrair os clientes, os estabelecimentos prometem várias atrações, como shows de música e humor e presença de celebridades. (Confira a programação). Para manter os funcionários em pé, kits energéticos, sorteios de prêmios, compensação de horas extras e gratificações. A Delegacia Regional do Trabalho estará acompanhando a movimentação dos shoppings para evitar desrespeito à legislação trabalhista e preservar os comerciários.
Depois da maratona, os shoppings voltam a abrir somente na segunda-feira, dia 26 de dezembro, em horário normal.