No caso das empresas de recrutamento online, como Catho, MonsterBrasil.com e Curriculum.com, as mídias sociais estão sendo utilizadas como uma ferramenta de divulgação própria e não especificamente para contratar pessoas. É uma forma de mostrar o trabalho que desenvolvem e apresentar as novidades, tanto da empresa como do mercado de trabalho, afirma Marcelo Abrileri, presidente da Curriculum.com.
- A Curriculum, por exemplo, cria um perfil no Twitter ou no Facebook, ou uma comunidade, no caso do Orkut, convidando as pessoas para acompanhar as novidades e apresentar nossa proposta de trabalho - disse Marcelo Abrileri, que afirma não acreditar que as empresas estejam indo a essas redes de relacionamento especificamente para contratar.
Abrileri, inclusive, não aconselha ninguém a usar o Twitter, Orkut ou outras mídias sociais para tentar encontrar emprego, mas sim investir seus esforços em sites específicos de recrutamento e seleção online.
- Mas isso não impede que as pessoas usem tais ferramentas por outros interesses e acabem gerando uma oportunidade, um convite - disse, lembrando que ter uma presença online é importantes nos dias atuais, já que cria oportunidade de serem vistas em geral por quem está contratando.
- O pessoal da área de recursos humanos, hoje em dia, vem buscando cada vez mais pessoas na internet, nos sites de recrutamento e, paralelamente, navegam em sites de relacionamento, e podem encontrar alguém que possa lhe interessar. A dica é estar sempre ativo dentro de seus meios. Manter sua rede de relacionamento viva, manter contato com pessoas que possam abrir caminho para uma oportunidade.
Interação com clientes
Já Adriano Meirinho, diretor de marketing da Catho Online, disse que não vê nos sites de mídia social uma abrangência do negócio de sua empresa, mas sim um meio de comunicação para permitir a interação com seus clientes e, também, mostrar a transparência das atividades diárias da Catho enquanto empresa. Por isso, não pensa em lançar mão dessas mídias para contratar pessoas.
- Na Catho Online, por exemplo, temos mais de 180 mil vagas de emprego todos os meses. Não podemos negar que os sites de relacionamento já tiveram o seu boom na rede, como foi o caso do Orkut. Para os recrutadores, foi uma moda que já passou por aqui. Hoje não interessa muito ao selecionador vasculhar a vida de um candidato pelo Orkut, blogs ou Twitter. O Linkedin sim, é um site de relacionamento específico para a carreira do candidato. Ele é mais utilizado profissionalmente pelos profissionais de recursos humanos.
Em relação às ofertas das vagas de emprego, Adriano não nega que sites como o Twitter têm ajudado a divulgá-las e propagá-las. Contudo, ressalta que é difícil controlar a idoneidade e veracidade dessas vagas, como ocorre em um site de emprego, que conta com uma enorme equipe por trás, para fazer com que tudo funcione perfeitamente.
Na sua opinião, os sites de empregos ainda são os mais eficientes e seguros, tanto na hora de ofertar uma vaga de emprego, como na busca pelo candidato ideal.
- Nosso foco é no nosso cliente, e temos como missão sempre crescer continuamente por meio da inovação tecnológica e o desenvolvimento dos nosso profissionais. Observamos sim as tendências, e seguimos a evolução da interatividade da internet. Tanto é que temos alguns canais de comunicação, além do nosso site, como o Catho Blog; canal no Youtube; canal Twitter e canal Wikipedia - afirma.
Rede de relacionamento próprio
Outras empresas contam com sua própria ferramenta de rede de relacionamento (networking), como é o caso da MonsterBrasil.com. Exclusividade do site brasileiro do grupo Monster, a ferramenta possibilita que as pessoas se mantenham ativas com sua rede de relacionamento profissional e atentas às oportunidades de trabalho de importantes empresas brasileiras e internacionais.
- O objetivo da ferramenta de networking é possibilitar que os usuários possam construir e gerenciar sua rede de contatos profissionais , ficando em evidência sempre. Mas para a conquista de oportunidades é mais eficaz a manutenção de um bom currículo atualizado e candidatar-se nos anúncios das vagas anunciados no portal - aconselha Rodolfo Ohl, diretor da MonsterBrasil.com, apontando o lado positivo das mídias sociais, que é criar junto ao público uma cultura da utilização da internet para recrutamento e seleção.Currículo tradicional
Os especialistas ouvidos pelo site do Globo afirmam que o currículo de papel ou online ainda tem sua importância na hora do recrutamento e, de forma alguma, as mídias sociais representam o fim do tradicional CV.
Na opinião de Eline Kullock, presidente do Grupo Foco, o currículo em papel continuará sendo utilizado nos momentos de entrevistas, no momento do contato pessoal. Por isso mesmo, os candidatos devem saber montar seus currículos especificamente para cada empresa, aproveitando para destacar pontos que serão úteis para aquela posição, naquela empresa, num momento específico, aconselha.
Gustavo Fortes, da agência Espalhe, acha que o currículo é uma forma rápida e objetiva de mostrar suas credenciais. Porém, reafirma que as redes sociais permitem avaliar de verdade o que estas pessoas estão fazendo na prática.
Para Adriano Meirinho, da Catho Online, no entanto, o futuro do recrutamento e seleção vai ser totalmente online. Por rapidez das empresas em procurar o candidato ideal e por escassez de tempo do candidato ao se deslocar para várias entrevistas, ele acredita que a tendência é que tudo seja feito totalmente online. Não somente, o currículo, mas todo a finalização do processo em si. As entrevistas, além do telefone, podem ser feitas pela web. Os testes já são online. E as ferramentas de tecnologia já permitem que os currículos já sejam filtrados para o candidato correto para a vaga.
- Os processos de seleção serão mais rápidos e mais eficientes. Inclusive, já temos esta modalidade na Catho Online, que é um serviço destinado às empresas, e chega a ser até 60% mais barato que o recrutamento tradicional.
Marcelo Abrileri, da Curriculum.com, foi enfático ao afirmar que, não importa o meio a ser usado, se sites de recrutamento ou mídias sociais, mas sim a finalidade:
- A semente é o seu currículo e é preciso disseminá-lo. Só que você nunca sabe onde ele vai brotar - concluiu.