A taxa média de juros em outubro, de acordo com o Banco Central, apresentou um aumento de 0,1 ponto percentual em relação ao mês anterior, ficando em 48,2% ao ano. Para a pessoa físisca, no entanto, houve retração de 0,4 ponto percentual no mesmo período, passando para 61,7% anuais. O spread - diferença entre a taxa de aplicação e a de captação, subiu 0,4 ponto percentual, passando para 29,8 ponto percentual, enquanto que para a pessoa física houve retração de 0,2 ponto percentual, chegando a 43,9 ponto percentual.

CARREGANDO :)

Ainda de acordo com BC, o volume total de operações de crédito no sistema financeiro no mês passado ficou em R$ 575,6 bilhões, 2% a mais em relação a setembro e 17,7% a mais no período de 12 meses. Por conta disso, a participação do saldo de empréstimos no PIB ficou em 30%, acima dos 29,8% no mês anterior e dos 26,9% em relação a outubro de 2004.

Para o BC, esse cenário reflete o nível de atividade econômica, principalmente o crescimento dos negócios relacionados ao plantio agrícola e à demanda sazonal de recursos pelo setor produtivo.

Publicidade