Levantamento da Serasa mostra recorde histórico de consumidores que pagaram dívidas e deixaram a lista de inadimplentes em 2005. De acordo com a pesquisa, de janeiro a novembro, 10,5 milhões de pessoas pagaram dívidas e deixaram a lista de inadimplentes, registrando a maior regularização de pendências já registrada no período de 11 meses.

CARREGANDO :)

O número é 10% maior que o registrado em 2004. Já o total de pessoas que entraram na base de inadimplentes cresceu menos: 6% em relação ao mesmo período de 2004.

Os técnicos da Serasa disseram que o recorde no número de baixas pode ser explicado pela melhoria dos indicadores do mercado de trabalho e pela utilização de parte do crédito consignado para saldar dívidas vencidas.

Publicidade

O consumidor costuma também utilizar o 13º salário (a primeira parcela já foi paga) para quitar as suas dívidas, até porque ele só consegue comprar novamente se estiver com o nome limpo.

A pesquisa revela que em 2005 a maioria das anotações no cadastro de inadimplência é de cheques sem fundos. Em outubro (os dados de novembro não foram divulgados), as anotações de cheques sem fundos foram 37% do total da inadimplência, cartões de crédito e financeiras representaram 33,2%, o sistema financeiro (bancos) 27,8% e títulos protestados, 2%.

Antes de incluir o nome de uma pessoa no cadastro de inadimplentes, a Serasa envia comunicação prévia, conforme determinação do Código de Defesa do Consumidor.