Curitiba Três fins de semanas antes do Natal, o comércio já teve uma prévia de como serão as vendas em dezembro. O pagamento da primeira parcela do 13.° salário levou o consumidor às compras e provoca, desde sábado, um aumento significativo no movimento dos shopping centers e lojas do centro de Curitiba. As informações são da Gazeta do Povo
"O fluxo de pessoas neste fim de semana foi 24% maior em relação ao mesmo período do ano passado", diz o superintendente do ParkShopping Barigui, Dennis Seixas. Segundo o diretor de marketing do Shopping Cidade, Nelson Barbalat, o primeiro fim de semana de dezembro apresentou um fluxo de pessoas cerca de 30% maior se comparado a fins de semanas normais. "Tivemos um aumento de 24% no valor médio das compras. A população está comprando produtos mais caros ou em maior quantidade".
O crescimento médio das vendas nas lojas do Crystal foi de 20% em relação ao mesmo período em 2004. "Houve também um aumento de público de 35%", diz a gerente de marketing do Crystal, Lylian Vargas. No total, 21 mil pessoas circularam pelos corredores do shopping no último fim de semana Os shoppings Mueller e Curitiba também registram crescimento no fluxo de pessoas e vendas.
No centro da cidade, o movimento também foi grande. SegundoDirlei Valentin, gerente da Sul Center Fashion do calçadão da Rua XV de Novembro, a loja vendeu 60% a mais no fim de semana do que em dias normais. "As pessoas estão começando a fazer as compras de Natal. Mas a época ainda é de pesquisa."
A esteticista Sheila Cristiane dos Santos já aproveitou o 13.º salário para fazer as compras de Natal. "Sempre faço as compras no início de dezembro, nunca deixo para última hora", diz. "Além de correr o risco de não encontrar o que procuro, as semanas que antecedem o Natal são muito tumultuadas." A caixa de mercado Elisângela Branco Santos também prefere fazer as compras no início do mês, mas está cautelosa. "Ainda estou pesquisando e não pretendo gastar muito. Só vou comprar presentes para as crianças."
A expectativa da Federação do Comércio do Paraná (Fecomercio) é que as vendas de Natal no comércio varejista de Curitiba e região metropolitana tenham um crescimento entre 8% e 10% em relação ao mesmo período do ano passado. "Pode parecer um bom crescimento, mas em 2004 tivemos um aumento de 12% em relação a 2003", diz o assessor econômico da Fecomercio, Vamberto Santana.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Enquete: como o Brasil deve responder ao boicote de empresas francesas à carne do Mercosul?
“Esmeralda Bahia” será extraditada dos EUA ao Brasil após 9 anos de disputa