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Doce lar

Quer ter um home office, ou melhorar as condições de trabalho do seu? Confira algumas dicas:

- No início, compre apenas o essencial, seja em equipamentos ou móveis. Ao longo do tempo, vá adquirindo o restante de acordo com o dinheiro que você for juntando.

- Invista em você. Não é porque você trabalha em casa que deve ficar parado e ver o tempo passar. Leia livros, revistas, jornais, faça cursos ou especializações e participe de seminários, palestras e congressos. Atualize-se.

- Dinheiro. Pense em como irá gastá-lo. Lembre-se que você não está em uma empresa. Aqui você é a empresa – se ela for à falência, você vai junto.

- Defina um tempo para você. Como é você quem gerencia o seu tempo, é importante estabelecer horários para o trabalho, a família e o lazer.

- Networking. Mantenha sempre contato com a sua rede de relacionamentos, pois ela poderá ser grande divulgadora do seu trabalho.

- Seja um profissional dedicado, responsável, atualizado e preocupado em oferecer o melhor de seu trabalho aos clientes. Afinal, é o seu nome que está em jogo.

Ter autonomia para escolher o horário de início do trabalho – de manhã, à tarde, à noite ou de madrugada –, livrar-se dos imensos congestionamentos, que tiram o humor de qualquer pessoa, usar a roupa que achar mais confortável, decorar o ambiente com a sua cara e ser o seu próprio chefe. Quem nunca desejou pelo menos um desses privilégios?

Todos eles fazem parte da rotina de profissionais que decidiram trabalhar em casa e montaram o escritório em sua própria residência, também conhecido como "home office". Pesquisa realizada pela Market Analysis Brasil em nove capitais brasileiras revela que 23% dos profissionais do setor privado optaram por realizar o trabalho fora da empresa – destes, 50% preferem fazê-lo em seu próprio home office.

De acordo com o diretor geral da Market Analysis, Fabián Echegaray, já são cerca de 10,6 milhões de brasileiros trabalhando em casa. Essa atividade é mais freqüente entre pessoas com idade entre 45 e 54 anos. Mas a maior aceitação e entusiasmo em trabalhar em casa, segundo a pesquisa, ocorre entre os jovens, com idade entre 18 e 24 anos.

Essa nova realidade do mercado está atrelada a fatores como a flexibilidade de horário, aumento da produtividade, insatisfação com a empresa e liberdade para exercer o trabalho. Felipe Luvizotto começou como home officer há quatro meses. Os motivos que o levaram a trabalhar em sua própria casa foram insatisfação com a empresa e a sensação de desafio.

"Eu percebi que, trabalhando em casa, gasto menos energia e produzo igual a quando estava na empresa. Aqui eu tenho liberdade para criar e a qualidade dos trabalhos é mais consistente", diz Luvizotto. A publicitária Michela Alessandra de Paula conta que resolveu montar o escritório em sua residência para reduzir custos. "Eu já tinha todo o maquinário para isso e, quando comecei, em 2004, percebi que trabalhar em meu apartamento compensaria mais do que abrir uma agência."

Obstáculos

Pelo fato de não ter chefe e poder administrar os seus próprios horários, é preciso ter em mente que se deve ter organização e disciplina. Sem ela, sua rotina pode virar uma tremenda bagunça, fazendo com que você se torne refém do trabalho e, conseqüentemente, tenha problemas de saúde como estresse, cansaço excessivo, entre outros.

De acordo com Augusto Campos, idealizador do blog efetividade.net, disciplina e instalações adequadas são essenciais para o bom desempenho. "O primeiro item pode ser o mais difícil, pois não haverá ninguém constantemente monitorando e cobrando horários, prazos e desempenho. Para quem é disciplinado, a ausência de controle é uma benção, mas para os desorganizados pode ser um obstáculo a mais", explica Campos. Felipe confessa ter essa dificuldade: "Sou indisciplinado e por isso preciso me policiar."

Tentações

Michela revela que, no início, foi difícil resistir a tentações como TV, praia, sofá e preguiça. "O maior desafio é com você mesmo. É preciso ter disciplina. Eu procuro manter uma rotina diária como se trabalhasse em uma empresa, com horário para chegar e sem horário previsto para terminar", explica a publicitária.

"A pessoa disciplinada consegue separar o horário de trabalho do horário para lazer e convívio familiar, sabe a hora de parar e encerrar o expediente", frisa Augusto Campos. Para Michela, valeu a pena. "O resultado de trabalhar em casa foi tão positivo que hoje não penso em largar."

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