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Doce lar

Quer ter um home office, ou melhorar as condições de trabalho do seu? Confira algumas dicas:

- No início, compre apenas o essencial, seja em equipamentos ou móveis. Ao longo do tempo, vá adquirindo o restante de acordo com o dinheiro que você for juntando.

- Invista em você. Não é porque você trabalha em casa que deve ficar parado e ver o tempo passar. Leia livros, revistas, jornais, faça cursos ou especializações e participe de seminários, palestras e congressos. Atualize-se.

- Dinheiro. Pense em como irá gastá-lo. Lembre-se que você não está em uma empresa. Aqui você é a empresa – se ela for à falência, você vai junto.

- Defina um tempo para você. Como é você quem gerencia o seu tempo, é importante estabelecer horários para o trabalho, a família e o lazer.

- Networking. Mantenha sempre contato com a sua rede de relacionamentos, pois ela poderá ser grande divulgadora do seu trabalho.

- Seja um profissional dedicado, responsável, atualizado e preocupado em oferecer o melhor de seu trabalho aos clientes. Afinal, é o seu nome que está em jogo.

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Ter autonomia para escolher o horário de início do trabalho – de manhã, à tarde, à noite ou de madrugada –, livrar-se dos imensos congestionamentos, que tiram o humor de qualquer pessoa, usar a roupa que achar mais confortável, decorar o ambiente com a sua cara e ser o seu próprio chefe. Quem nunca desejou pelo menos um desses privilégios?

Todos eles fazem parte da rotina de profissionais que decidiram trabalhar em casa e montaram o escritório em sua própria residência, também conhecido como "home office". Pesquisa realizada pela Market Analysis Brasil em nove capitais brasileiras revela que 23% dos profissionais do setor privado optaram por realizar o trabalho fora da empresa – destes, 50% preferem fazê-lo em seu próprio home office.

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De acordo com o diretor geral da Market Analysis, Fabián Echegaray, já são cerca de 10,6 milhões de brasileiros trabalhando em casa. Essa atividade é mais freqüente entre pessoas com idade entre 45 e 54 anos. Mas a maior aceitação e entusiasmo em trabalhar em casa, segundo a pesquisa, ocorre entre os jovens, com idade entre 18 e 24 anos.

Essa nova realidade do mercado está atrelada a fatores como a flexibilidade de horário, aumento da produtividade, insatisfação com a empresa e liberdade para exercer o trabalho. Felipe Luvizotto começou como home officer há quatro meses. Os motivos que o levaram a trabalhar em sua própria casa foram insatisfação com a empresa e a sensação de desafio.

"Eu percebi que, trabalhando em casa, gasto menos energia e produzo igual a quando estava na empresa. Aqui eu tenho liberdade para criar e a qualidade dos trabalhos é mais consistente", diz Luvizotto. A publicitária Michela Alessandra de Paula conta que resolveu montar o escritório em sua residência para reduzir custos. "Eu já tinha todo o maquinário para isso e, quando comecei, em 2004, percebi que trabalhar em meu apartamento compensaria mais do que abrir uma agência."

Obstáculos

Pelo fato de não ter chefe e poder administrar os seus próprios horários, é preciso ter em mente que se deve ter organização e disciplina. Sem ela, sua rotina pode virar uma tremenda bagunça, fazendo com que você se torne refém do trabalho e, conseqüentemente, tenha problemas de saúde como estresse, cansaço excessivo, entre outros.

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De acordo com Augusto Campos, idealizador do blog efetividade.net, disciplina e instalações adequadas são essenciais para o bom desempenho. "O primeiro item pode ser o mais difícil, pois não haverá ninguém constantemente monitorando e cobrando horários, prazos e desempenho. Para quem é disciplinado, a ausência de controle é uma benção, mas para os desorganizados pode ser um obstáculo a mais", explica Campos. Felipe confessa ter essa dificuldade: "Sou indisciplinado e por isso preciso me policiar."

Tentações

Michela revela que, no início, foi difícil resistir a tentações como TV, praia, sofá e preguiça. "O maior desafio é com você mesmo. É preciso ter disciplina. Eu procuro manter uma rotina diária como se trabalhasse em uma empresa, com horário para chegar e sem horário previsto para terminar", explica a publicitária.

"A pessoa disciplinada consegue separar o horário de trabalho do horário para lazer e convívio familiar, sabe a hora de parar e encerrar o expediente", frisa Augusto Campos. Para Michela, valeu a pena. "O resultado de trabalhar em casa foi tão positivo que hoje não penso em largar."