Mark Cuban, investidor de tecnologia e participante do Shark Tank, acredita que alcançar o status de bilionário tem muito a ver com um toque do destino. “Ser bilionário exige muita sorte, muito do estar no lugar certo, na hora certa, ou até ter a ideia perfeita”, disse Cuban em entrevista ao podcast “The Jamie Weinstein Show”.
LEIA TAMBÉM: Bilionário do Shark Tank EUA, Mark Cuban revela seu segredo de riqueza
Mas claro que só a sorte não garante nada. Cuban entende que existem três habilidades que bilionários possuem. E o melhor disso, é que qualquer um pode aprendê-las.
Confiras as 3 habilidades que Cuban acredita que todos os bilionários têm comum:
1. Não param de aprender
Se quer alcançar o sucesso, tenha em mente que você deve ter desejo de aprender sempre. “Apenas se mantendo atualizado, sempre é possível ficar vivo no negócio, porque, particularmente na indústria de tecnologia, a única constante é a mudança”, explica Cuban. “Então você tem que ficar esperto, porque se não, um garoto de 12 ou 18 anos apresenta uma ideia muito melhor e você está fora”, afirma.
Cuban passa “mais de três horas quase todos os dias” estudando coisas novas, a fim de manter uma vantagem em seu campo. E foi o que fez quando começo sua carreira. “Foi assim que consegui uma vantagem. Eu fiquei acordado durante várias madrugadas para aprender a programar. Passei quase oito anos, apenas mexendo com softwares para empresas locais, mas tudo era parte de um processo de aprendizado contínuo”.
2. Sabem vender seu produto
Em seguida, o Cuban diz que os bilionários geralmente tem entre duas qualidades a capacidade de “saber vender”. Para ele, não importa o que você está vendendo, mas é crucial saber como convencer as pessoas de algo.
“Quase todas as pessoas muito ricas que construíram sua própria riqueza têm a capacidade de vender sua visão, seu produto, seu serviço”, diz ele. Se perdesse todas as suas riquezas, ele acabaria recorrendo ao seu talento de vendas para reconstruí-la.
LEIA MAIS: Os hobbies preferidos dos “super-ricos” no mundo todo. O primeiro é surpreendente
3. Se esforçam
“Eu sempre digo às pessoas, a única coisa na vida que você pode controlar é o seu esforço”, diz Cuban. Ele enxerga “Bill Gates, Steve Ballmer ou Michael Dell”, como exemplos de sucesso de persistência e esforço em suas carreiras.
Ele diz que Michael Dell, o multibilionário autodidata, fundador da Dell Computers e amigo de Cuban, incorpora essa ideia. “Ele foca no projeto e coloca todo o esforço para fazer acontecer. Não espera o universo agir por ele”, diz sobre Dell. O parceiro do investidor, o bilionário Richard Branson concorda. Para ele, duas das principais regras de sucesso são: “persistir e sempre se envolver em novos desafios”.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas