Um vídeo lançado pelo site de humor Kibe Loco criticava a maneira tirânica como o cliente era obrigado a escolher rápido os ingredientes para montar um prato de massas na rede de fast food Spoleto. Antenada com o vídeo que circulava na rede, a empresa decidiu tirar proveito da situação e lançou um vídeo como resposta, com o mesmo ator, também usando humor e oferecendo um canal de comunicação para o cliente, caso fosse mal atendido.
A resposta logo virou um viral na internet. O vídeo foi assistido por milhões de pessoas e divulgou de maneira positiva a marca. Eis aí um case de marketing de sucesso e que ilustra o papel deste profissional. Estabelecer a conversa entre cliente, mercado, produto e organização é uma de suas principais funções.
Com as mídias sociais, nas quais uma pequena reclamação toma proporções extraordinárias, o papel do marketing ficou ainda mais importante. Para o coordenador do curso Superior de Tecnologia em Marketing da Unicuritiba, Fabiano Pucci, a internet ampliou a área de atuação as exigências para os profissionais. Trata-se de um ambiente com novas variáveis que demandam soluções e ações ainda mais rápidas. E não é só isso. O perfil do consumidor também mudou. "Temos um consumidor mais heterogêneo e exigente. Cabe ao profissional de marketing potencializar os pontos fortes e minimizar ao máximo os fracos em favor da marca", avalia Pucci.
Outro aspecto fundamental é saber trabalhar em equipe, ressalta a analista de marketing sênior da construtora Invespark, Helen Moura. No mercado imobiliário, explica ela, é muito comum que o Marketing acompanhe todas as fases de um projeto. "Por isso precisamos trabalhar integrados ao departamento comercial e à área de gestão de projetos, onde nascem os nossos produtos", explica.
Além do planejamento estratégico, Helen também destaca a importância da fase de execução de uma ação, que pode colocar tudo a perder quando mal feita. "A execução deve ser minuciosa e, para que isso ocorra, profissionais de marketing e agências precisam estar muito alinhados para que o produto chegue redondo ao mercado".
De acordo com o professor de Marketing da Esic Business Marketing School, Luciano Castro, hoje é imprescindível dominar as ferramentas e as possibilidades da internet enquanto canal de comunicação, ou seja, não pode ser uma pessoa avessa à tecnologia. Porém, um bom profissional de marketing não pode abandonar os conceitos clássicos do Marketing, como o comportamento do consumidor, o desenvolvimento da marca e o ponto de venda. "Não foi o Marketing que mudou, mas dinâmica da atuação foi alterada em função da pulverização de canais".
Case
Ruffles enfrenta dificuldades com bom humor e transparência
A Ruffles entrou recentemente para a lista bastante restrita das marcas que escolheram soluções inteligentes e bem humoradas para lidar com críticas de consumidores nas redes sociais. Depois de ser alvo de inúmeras reclamações por conta da quantidade de ar nas embalagens, a empresa respondeu de forma bastante amigável que o ar funciona como um airbag para as batatas, protegendo-as do impacto a que estão sujeitas no longo caminho da fábrica até a boca do consumidor. Sem o ar, detalha a resposta, as finas e frágeis batatas chips acabariam esmigalhadas bem antes de chegar ao destino final.