Analista sênior da Invespark, Helen Moura acompanha os projetos da construtora do início ao fim| Foto: Aniele Nascimento/ Gazeta do Povo

Perfil

O mercado de trabalho para os profissionais de marketing está bastante aquecido, com boas oportunidades não só em agências, mas em empresas que querem seu próprio departamento ou esperam contar, sempre que preciso, com um trabalho de consultoria. Tudo depende do seu perfil

Dificuldades

O curso apresenta muita teoria, que faz pensar nas ações, mas também trabalha com ciências exatas. O estudante vai ver muitos números na faculdade, porque o profissional deve entender bem sobre custos. Apesar de não ser um contador, ele precisa conhecer a área. Saber fechar um balanço, entender as terminologias existentes, conseguir interpretar números. Muitos alunos também não se acostumam com a ideia de ser sempre inovador, criativo e estrategista.

Afinidades

Entre as competências necessárias ao exercício da atividade, o coordenador do curso superior de Tecnologia em Marketing do Unicuritiba, Fabiano Pucci, cita o raciocínio rápido para encontrar soluções e a capacidade de trabalhar bem com aquilo que tem em mãos, dando respostas rápidas e inteligentes para problemas difíceis de contornar. O profissional ideal também é comunicativo, criativo e curioso, antenado ao mercado e às ferramentas disponíveis para potencializar a marca de forma positiva.

Média salarial

Não existe piso salarial para a área de Marketing. De acordo com o professor Luciano Castro, da Esic, o salário inicial de um recém-formado varia de R$ 1,8 mil a R$ 2 mil. Acesse o portal emec.mec.gov.br e confira quais instituições oferecem graduação em Marketing.

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Um vídeo lançado pelo site de humor Kibe Loco criticava a maneira tirânica como o cliente era obrigado a escolher rápido os ingredientes para montar um prato de massas na rede de fast food Spoleto. Antenada com o vídeo que circulava na rede, a empresa decidiu tirar proveito da situação e lançou um vídeo como resposta, com o mesmo ator, também usando humor e oferecendo um canal de comunicação para o cliente, caso fosse mal atendido.

A resposta logo virou um viral na internet. O vídeo foi assistido por milhões de pessoas e divulgou de maneira positiva a marca. Eis aí um case de marketing de sucesso e que ilustra o papel deste profissional. Estabelecer a conversa entre cliente, mercado, produto e organização é uma de suas principais funções.

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Com as mídias sociais, nas quais uma pequena reclamação toma proporções extraordinárias, o papel do marketing ficou ainda mais importante. Para o coordenador do curso Superior de Tecnologia em Marketing da Unicuritiba, Fabiano Pucci, a internet ampliou a área de atuação as exigências para os profissionais. Trata-se de um ambiente com novas variáveis que demandam soluções e ações ainda mais rápidas. E não é só isso. O perfil do consumidor também mudou. "Temos um consumidor mais heterogêneo e exigente. Cabe ao profissional de marketing potencializar os pontos fortes e minimizar ao máximo os fracos em favor da marca", avalia Pucci.

Outro aspecto fundamental é saber trabalhar em equipe, ressalta a analista de marketing sênior da construtora Invespark, Helen Moura. No mercado imobiliário, explica ela, é muito comum que o Marketing acompanhe todas as fases de um projeto. "Por isso precisamos trabalhar integrados ao departamento comercial e à área de gestão de projetos, onde nascem os nossos produtos", explica.

Além do planejamento estratégico, Helen também destaca a importância da fase de execução de uma ação, que pode colocar tudo a perder quando mal feita. "A execução deve ser minuciosa e, para que isso ocorra, profissionais de marketing e agências precisam estar muito alinhados para que o produto chegue redondo ao mercado".

De acordo com o professor de Marketing da Esic Business Marketing School, Luciano Castro, hoje é imprescindível dominar as ferramentas e as possibilidades da internet enquanto canal de comunicação, ou seja, não pode ser uma pessoa avessa à tecnologia. Porém, um bom profissional de marketing não pode abandonar os conceitos clássicos do Marketing, como o comportamento do consumidor, o desenvolvimento da marca e o ponto de venda. "Não foi o Marketing que mudou, mas dinâmica da atuação foi alterada em função da pulverização de canais".

Case

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Ruffles enfrenta dificuldades com bom humor e transparência

A Ruffles entrou recentemente para a lista bastante restrita das marcas que escolheram soluções inteligentes e bem humoradas para lidar com críticas de consumidores nas redes sociais. Depois de ser alvo de inúmeras reclamações por conta da quantidade de ar nas embalagens, a empresa respondeu de forma bastante amigável que o ar funciona como um airbag para as batatas, protegendo-as do impacto a que estão sujeitas no longo caminho da fábrica até a boca do consumidor. Sem o ar, detalha a resposta, as finas e frágeis batatas chips acabariam esmigalhadas bem antes de chegar ao destino final.