Três em cada cinco adolescentes dos EUA com acesso à internet criaram material online, e um quinto tem seu próprio blog, segundo uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira.
A pesquisa da Pew Internet and American Life Project, que procura explorar o impacto da internet e outras tecnologias na sociedade, descobriu que a maioria dos adolescentes de 12 a 17 anos colocou fotografias, narração ou vídeos na web, ou fez suas próprias páginas e inclusive criou um blog.
A enquete indica que 25% das meninas de 15 a 17 anos mantêm seu próprio diário pessoal, comparado com 15% dos meninos dessa mesma idade.
Entre os adultos, a enquete da Pew indica que somente 7% dispõem de seu próprio blog. Entre os adultos, 26% declaram lê-los habitualmente, um número baixo se comparado com 38% que declaram fazê-lo entre a população mais jovem.
O que explica esta atração pelos blogs, assinalam os pesquisadores, é o desejo de manter-se em contato.
Para os adolescentes americanos, os blogs são principalmente uma maneira de expressar-se e manter suas redes de amizades, assinala Amanda Lenhart, pesquisadora da Pew e diretora do estudo.
A maioria dos jovens não passa muito tempo em blogs com muito tráfego, assinala Lenhart, já que lhes interessam mais os relacionados a amigos ou família.
O estudo também indica que metade dos adolescentes com acesso à rede, baixa música da internet, e um de cada três baixa vídeos.
Entre os adolescentes de 12 a 17 anos, 87% utilizam a rede, segundo o relatório, o que expõe até que ponto esta geração se sente cômoda com a tecnologia que permite criar conteúdo.
Na enquete, realizada em novembro do ano passado, participaram 1.100 jovens americanos de 12 a 17 anos e seus pais.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast