A Universidade de Brasília (UnB) dá início nesta semana a concursos para selecionar 78 novos professores, que vão ocupar vagas destinadas à UnB pelo Ministério da Educação no dia 2 de fevereiro. Para nove cargos, as inscrições já começaram nesta segunda-feira. As contratações vão reduzir a relação número de alunos/docente. Na UnB, este índice está em 18,6 - um dos maiores do país.
Só podem se candidatar às vagas profissionais com doutorado (professores adjuntos). Os aprovados receberão salários de R$ 5.100,30 e deverão ter dedicação exclusiva à universidade, para desempenhar atividades de ensino, pesquisa, extensão e administração universitária. Fazem parte do processo de seleção provas de conhecimentos e didática, avaliação de títulos e argüição oral.
Os editais com informações completas estão disponíveis no site www.unb.br/srh, na opção editais. Como 2006 é ano eleitoral, todos os aprovados têm que ser nomeados até o fim de junho. Por isso, a UnB preparou um cronograma que prevê a publicação de todos os editais dos concursos até 28 de abril.
As vagas foram distribuídas entre as faculdades e institutos em reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UnB, com base em critérios como o total de créditos oferecidos pelo departamento; o número de matrículas de estudantes na unidade acadêmica e programas de pós-graduação de excelência com menos de dez professores.
Mais “taxa das blusinhas”? Alta do ICMS divide indústria nacional e sites estrangeiros
O que propõe o acordo UE-Mercosul, desejado por Lula e rejeitado por agricultores europeus
O ataque grotesco de Lewandowski à imunidade parlamentar
Marcos Pereira diz que anistia a réus do 8/1 não deve ser votada agora para não ser derrubada no STF