A Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) oferece neste ano 38 cursos de pós-graduação em diversas áreas. Os cursos de especialização são ofertados de acordo com o interesse dos alunos e a demanda percebida na sociedade. Para a pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, Elizabeth Sbardelini, aqueles que escolhem uma pós-graduação estão em um processo de educação continuada e integral.
Alguns cursos, segundo Elizabeth, já se caracterizam como tradicionais como os de Fisioterapia Cardiorrespiratória, Psicologia Clínica e Audiologia Clínica, na Área de Biológicas e da Saúde; Educação Infantil e Alfabetização, Pedagogia da Gestão Empresarial e Psicopedagogia, na Área de Humanas, Letras e Artes; Ensino de Matemática, Gestão do Design e Redes de Computadores e Sistemas de Segurança, na Área de Exatas e de Tecnologia; Cinema e Estratégias da Comunicação, na Área de Sociais Aplicadas. "Novos cursos serão criados com o objetivo de atender às exigências, às expectativas sociais e mercadológicas, na busca de atualização e aplicação do conhecimento", afirma. Para se manterem mais atuantes em suas atividades, profissionais graduados nas diferentes áreas reconhecem que o conhecimento não se esgota e, conseqüentemente, valorizam a importância de estar em permanente aprendizagem, reciclando-se continuamente. Optar por cursar uma pós implica, portanto, num processo de educação continuada e integral, tanto no âmbito profissional como pessoal. "Buscam-se, com essa formação, prioritariamente, condições para elaborar decisões mais conscientes, que atendam eficazmente às contínuas mudanças do setor produtivo, através do desenvolvimento pleno de todas as nossas potencialidades para construirmos um mundo cada vez melhor", explica ela. Novas especializações a caminho
De acordo com a pró-reitora, recentemente foi realizada uma pesquisa com alunos da graduação da UTP sobre a importância de cursar uma pós-graduação e sobre seu nível de interesse. Com base nos dados obtidos, novos cursos serão ofertados pelas faculdades para este ano, como Biotecnologia, Fisioterapia Neurofuncional, Linguagem: enfoque clínico, Lutas e Manipulação Magistral Alopática, na Área da Saúde e Biológicas; História da África e Afro-Brasileira, na Área de Humanas, Letras e Artes; Comunicação Organizacional: Administração Estratégica, Estratégias da Comunicação, Marketing Turístico e Hoteleiro, MBA em Empreendedorismo e Projetos Financeiros e Planejamento em Comunicação, na Área de Ciências Sociais e Aplicadas; Meio Ambiente, Sociedade e Sustentabilidade na Área Exatas e de Tecnologia.
Questionada se o aluno pode procurar direto um mestrado, sem passar pela especialização, a pró-reitora afirma que a especialização não se constitui num pré-requisito para o mestrado. "Estes são níveis acadêmicos diferenciados, com intenções específicas", diz ela. "A pós-graduação lato sensu (especialização) é destinada à aquisição de conhecimento mais abrangente e à aplicação deste conhecimento na prática profissional. A pós-graduação stricto sensu (mestrado, doutorado e pós-doutorado) volta-se para a produção de conhecimento mais pontual, pertinente a um questionamento mais específico e aprofundado na condução de suas investigações".
Quanto aos preços dos cursos na UTP, Elizabeth esclarece que os valores são compatíveis com os praticados no mercado, variando de acordo com a área, suas especificidades, necessidade de laboratórios e equipamentos. A UTP pode oferecer bolsas de estudos. "A planilha de cada curso pode contemplar a concessão de bolsas /descontos para os alunos. Tais descontos são variáveis em função da viabilidade financeira dos referidos cursos", explica.
A pró-reitora afirma que a grande maioria dos alunos conclui seus cursos de especialização. Caso não tenha concluído um curso, o aluno pode iniciar outro, desde que tenha regularizado sua situação acadêmica anterior. Há a possibilidade de aproveitamento de disciplinas, de acordo com as normas institucionais específicas. Segundo ela, os programas de um curso de pós-graduação atendem a objetivos diversificados. Partindo-se da premissa de que o conhecimento é dinâmico e está sempre em transformação, todas as habilitações concedidas pela graduação podem (e devem, sempre que possível), ser aperfeiçoadas numa pós-graduação. "Os programas de cursos de pós-graduação atendem a objetivos diversos; às vezes são mais pontuais, referindo-se ao aprofundamento bastante específico da área, às vezes têm um caráter mais multidisciplinar, articulando as interfaces das diferentes áreas do conhecimento. A escolha de um ou outro tipo de curso depende da formação que se pretende", esclarece.
A UTP tem três programas de mestrado: Comunicação e Linguagens; Distúrbios da Comunicação e Educação. Todos, segundo a pró-reitora, são reconhecidos e recredenciados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com nota três. A Capes avalia apenas os programas de pós-graduação stricto sensu. Eles recebem notas de um a sete. Apenas os programas com nota três ou superior são recomendados e reconhecidos pela instituição.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”