Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Educação

Universidades do PR terão concursos

As instituições estaduais de ensino superior (IEES) farão concurso para a contratação de professores, conforme autorização assinada na semana passada pelo secretário de da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nildo José Lübk. A decisão está em consonância com o Plano Bienal de Reposição de Pro­­fessores Efetivos das IEES 2010/2011 e com o Decreto 6841, assinado pelo governador Or­­lando Pessuti em 27 de abril. O decreto refere-se ao cargo de professor de ensino superior da carreira do magistério público do ensino superior e objetiva a substituição gradual dos contratos temporários.

Ainda de acordo com o mesmo Decreto 6841, as IEES ficaram autorizadas a manter 38.323 horas de contratos temporários, correspondentes a 960 docentes, para o período de 2010 e 2011. Desta maneira, as instituições estão autorizadas a iniciar os procedimentos relativos à abertura de Concurso Público para este e o próximo ano, bem como renovar contratos temporários ou abrir Teste Seletivo para novas contratações. Para o ano de 2012, a carga horário remanescente ficará sujeita à prévia análise e nova autorização governamental.

Nova universidade

Na última sexta-feira, o governador Orlando Pessuti também assinou um decreto para a criação de uma nova universidade estadual, a Universidade do Vale do Ivaí (Univaí), que funcionaria no atual câmpus da Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea).

"A criação da Univaí é um desejo antigo da comunidade do Vale do Ivaí. O governo vai indicar preliminarmente uma comissão para desenvolver estudos a fim de auferir as condições econômicas, estruturais e educacionais de Apucarana, Ivaiporã e região para instalar a faculdade", disso o secretário Lübke. Segundo o governador, outra ideia é de se criar um câmpus avançado da Universidade Estadual de Maringá (UEM) em Ivaipoirã. As informações são da Agência Estadual de Notícias, veículo oficial do governo do estado.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.