Curitiba As 3.258 urnas eletrônicas que estarão nas seções eleitorais de Curitiba, já estão lacradas, em caixas de papelão, e empilhadas em um depósito da sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no bairro do Parolin. Três seguranças trabalham dia e noite no local. As 19.901 urnas destinadas ao resto do estado estão nos fóruns eleitorais ou em outros locais determinados pelo cartório regional de cada cidade.
Funcionários dos Correios, empresa responsável pela distribuição, trabalham entre hoje e amanhã separando as urnas em grupos, por rotas, ou regiões da cidade. Na tarde de sexta-feira os 63 carros serão carregados, e passarão a noite no pátio do TRE, também sob vigilância. O transporte para os 392 locais de votação acontece só no sábado. As urnas serão recebidas por funcionários dos locais e só então abertas e preparadas para a chegada dos eleitores no domingo.
O TRE, que já acumula a experiência de cinco eleições eletrônicas, também se prepara para combater a boca-de-urna. Uma reunião na tarde de hoje vai definir os ajustes finais da operação. A equipe, coordenada pelo Dr. Fernando Ferreira de Moraes, tem a preocupação de que eleitores desavisados, ainda que não vinculados diretamente às frentes parlamentares, possam violar a norma eleitoral. Durante o Referendo os infratores detidos serão encaminhados ao Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Infrator, no Tarumã.