O uso residencial da internet no Brasil cresceu 10% até setembro, na comparação com o primeiro mês do ano, apesar da relativa estabilização quando se considera o número total de usuários, seja no local de trabalho, escola e pontos de acesso público. Esta é uma das principais conclusões da pesquisa Ibope/NetRatings que analisa o uso da internet no Brasil e no mundo com base em indicadores trimestrais de acesso e comportamento dos usuários.
"Cerca de 13,5 milhões de brasileiros utilizaram a rede em suas casas entre julho e setembro, aumento de 10% sobre o primeiro trimestre do ano. No mesmo período, o número total de pessoas com acesso de qualquer local (mas que não necessariamente utilizam a rede com frequência) passou de 31,8 milhões para 32,1 milhões", segundo o diretor executivo do Ibope Inteligência, Marcelo Coutinho, responsável pelo estudo.
O estudo mostra ainda que entre as categorias que mais cresceram em número de usuários nos últimos meses estão os sites relacionados com Família e Estilo de Vida. Em termos de tempo de uso, o maior crescimento ocorreu na categoria de Viagens e Turismo, e nos sites de busca.
"O crescimento do tempo dos sites de busca está relacionado principalmente com novos serviços, como o Google Earth e similares", afirmou o analista do Ibope, segundo o qual o crescimento de novas categorias sinaliza uma diversificação do uso, uma vez que categorias popularizadas há mais tempo, como serviços financeiros, se apresentam relativamenteestabilizadas.
O número dos usuários de sites de Beleza e Saúde, por exemplo, cresceu 117% entre setembro de 2004 e setembro de 2005. O estudo também compara a evolução do acesso aos segmentos de Hospedagem, Viagens, Companhias Aéreas, Fabricantes de Computadores, Fabricantes de Automóveis e Informações corporativas, entre outros.
No plano internacional, o WEB Brasil analisa o uso da internet no domicílio por brasileiros, americanos e espanhóis. "O grande destaque ficou com o aumento do share da categoria Jogos On-Line nos EUA, que assumiu a liderança com 7,4% do tempo total de uso da rede naquele país, superando inclusive o e-mail, com 7,2%.
No Brasil não houve modificação na ordem das categorias mais acessadas. A liderança permanece com os sites de comunidades, seguidos por e-mail, portais, busca e bancos", destaca Coutinho.
Além do comparativo por categoria, o WEB Brasil também analisa o crescimento da banda larga e traz algumas informações sobre o uso da internet no ambiente de trabalho, obtidas através de levantamento telefônico.
"Cerca de 25% das pessoas que acessam a rede no local de trabalho navegam mais de 1 hora por dia, sendo que suas principais atividades declaradas mesclam a busca de informações sobre o setor de atuação da empresa, notícias e serviços como email pessoal e e-banking", finaliza o diretor do Ibope Inteligência.