ALL
Programa com pós própria
O programa da ALL foi criado em 2005. Para formar mão de obra especializada, a concessionária desenvolveu internamente, em parceria com Centro de Pesquisa e Estudos Ferroviários (Cepefer) e a Universidade Positivo, uma pós-graduação reconhecida pelo MEC. "Apesar de serem áreas consideradas promissoras do país, o mercado sofre com a falta de oferta de cursos específicos de capacitação. Para suprir essa falta, a ALL desenvolveu o curso e investe R$ 3,5 milhões por ano na pós-graduação e na capacitação dos seus colaboradores", afirma Melissa Werneck, diretora de Gente e Qualidade da ALL.
Ministrada em Curitiba, a pós-graduação integra o conhecimento ligado aos sistemas de infraestrutura logística ferroviária e preenche uma lacuna na carência de formação dos profissionais. A busca é por formados entre dezembro de 2009 e dezembro de 2011 em qualquer engenharia. Hoje 13% dos engenheiros que entraram pelo programa ocupam cargo de gerência, e outros 72% são coordenadores.
Está aberta a temporada dos programas de trainees em Curitiba e região. Ao menos três empresas com sedes ou grande presença local acabaram de abrir seus programas: ALL, companhia ferroviária com presença em seis estados e na Argentina; o Grupo Positivo, para diversas funções; e a Sascar, especializada em gestão de frotas e telemetria, gerenciamento logístico e de riscos e monitoramento de veículos.
Esta última abre um programa de trainee pela primeira vez, de olho no crescimento futuro. Atuando no mercado há 12 anos, com sede em São Paulo, mas 60% de suas operações concentradas em Curitiba, e posicionada entre as líderes de rastreamento no Brasil, a Sascar procura por formandos em Engenharia, Ciências Contábeis, Administração de Empresas e Economia entre dezembro de 2009 e dezembro de 2011.
O treinamento, de 12 meses, compreende a passagem por diversos departamentos. Cada trainee terá um diretor como mentor durante todo o período de trabalho de campo e o presidente como sponsor.
A diretora de Gente e Gestão da Sascar, Syntia Leite, explica que o perfil procurado é de jovens que queiram fazer parte de uma empresa que adota a gestão por meritocracia e por resultados em um ambiente descontraído e transparente, dentro da política de portas abertas. A seleção exige também inglês fluente e disponibilidade para mudar de cidade. A empresa diz que não tem limitado um número de vagas e nem definiremos o salário durante o programa. "O salário também defineremos depois, até porque esse não será o principal atrativo do programa e sim a chance de construir uma carreira". Apesar de não ter ganho mensal definido, o programa oferta assistência médica e odontológica, vales transporte e alimentação, seguro de vida e participação nos resultados.
Positivo
O Grupo Positivo, que reúne empresas líderes nos segmentos educacional, gráfico-editorial e de informática, está lançando o Programa Trainee 2012. A disputa é por 22 vagas na Positivo Informática, Editora Positivo e Universidade Positivo, com um programa com duração de 18 meses. "Nosso perfil corporativo tem muito em comum com jovens que saem das universidades, cheios de vontade, projetos e ideias para colocar em prática", destaca Lucas Guimarães, vice-presidente do Grupo Positivo e responsável pelo Programa Trainee 2012. Pode se inscrever no Programa Trainee 2012 quem concluiu a graduação de dezembro de 2009 a dezembro de 2011, com conhecimento avançado em inglês, desempenho acadêmico de destaque e disponibilidade para morar em Curitiba (PR). As vagas para atuar na Positivo Informática são para graduados em cursos de Engenharia (Elétrica, Mecânica, Civil, Eletrônica, Mecatrônica, da Produção, da Computação e da Automação), Tecnologia da Informação, Administração, Contábeis, Economia e Marketing. Nas demais empresas do Grupo Positivo, há vagas para formados em Engenharia, Administração, Economia, Ciências Contábeis, Psicologia, Letras, Pedagogia, Direito, Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Marketing.
Ao fazer a inscrição, o candidato escolhe uma das empresas do grupo na qual tem interesse. O processo seletivo, conduzido pelo Grupo Foco, inclui nove etapas consecutivas e eliminatórias, incluindo desde provas on-line à entrevistas. O salário oferecido é de R$ 4.500.
Serviço:
Sascar até o dia 10 de outubro, pelo site www.sascar.com.br.
Positivo até o dia 16 de outubro, pelo site www.positivo.com.br/trainee2012.
ALL até o dia 30 de outubro, pelo site www.allengenheiros.com.br.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”