Uma variante do vírus Sober, o 'W32.Sober.X@mm', usou versões mais antigas da praga para se disseminar num ataque simultâneo à rede, ocorrido nessa terça-feira. A empresa de segurança na internet Symantec classificou o vírus no nível 3 de ameaça, numa escala de 1 a 5, em que o 5 representa o risco máximo.
O vírus chega em mensagens de e-mail que incluem referências sobre fraudes do FBI e da CIA ou prometem mostrar fotos da socialite Paris Hilton. Segundo a Symantec, as variações antigas do vírus foram enviadas simultaneamente e de forma massiva por volta das 17h dessa terça-feira.
"Enquanto ameaças em massa de e-mails não são algo novo, o comportamento de zumbis dos computadores infectados pelas variações antigas do Sober é notável. Recomendamos que os usuários façam o download das últimas atualizações para proteção contra esta ameaça e que avisem os administradores", diz, em nota, o diretor-sênior da Symantec Security Response, Alfred Huger.
W32.Sober.X@mmé um vírus que se propaga como anexo de e-mail para os endereços listados no computador afetado. Esta ameaça foi inicialmente identificada pela empresa no dia 19 de novembro. Até agora, a Symantec recebeu mais de 1.600 comunicados de empresas e mais de 300 de consumidores.