O eBay é a empresa de tecnologia que mais emprega mulheres no mundo, com um contingente feminino de 47%. É o que aponta um relatório recente da consultoria de pesquisa salarial PayScale.
Siga a Gazeta do Povo no LinkedIn
O estudo utilizou informações fornecidas pelas próprias companhias, avaliando dados de 33,5 mil funcionários.
O e-commerce estadunidense que está no topo da lista, possui uma das mais conhecidas políticas de equidade de gênero do setor e, segundo a presidente de recursos humanos, Kristin Yetto, conseguiu igualar integralmente os salários entre funcionários e funcionárias nos Estados Unidos.
Em nível internacional, a companhia caminha para o mesmo índice: 99.4% das mulheres ganham o mesmo que homens de mesmo cargo, país e nível educacional. “Em 2017, ainda incluiremos o fator étnico em nossos estudos de equidade de remuneração”, informou Kristin em nota para o site da empresa.
Entre as multinacionais do ranking, também aparecem o Linkedin (42%) e a Apple (31%). Com um porcentual feminino de 30% em seu quadro, o Google é outra organização que integra a lista e aparece empatado em 6º lugar com a Salesforce. A líder de buscas é uma das empresas que mais têm trabalhado para eduzir o abismo entre homens e mulheres no setor de tecnologia.
Com o objetivo de diminuir a desigualdade de gênero no mercado, a empresa mantém o Women Techmakers, que promove um dia de conscientização com uma série de eventos sobre o assunto (o Women’s Day), encontros referentes ao tema (o Women Techmakers Meetups), além de cursos.
Discrepância
Os dados mostram que, mesmo nas empresas com maior presença feminina, a desigualdade ainda persiste, já que nem mesmo a organização com mais mulheres – o eBay – conseguiu estabelecer um contingente pessoal plenamente igualitário. Outro estudo da PayScale mostrou que apenas 21% dos cargos de executivos no setor são ocupados por mulheres. O percentual é de 32% nos postos de diretoria, 28% de supervisão e 32% no campo operacional.
Confira o ranking completo de empresas de tecnologia com maior presença feminina:
1º) eBay
Porcentagem de mulheres: 43%
2º) LinkedIn
Porcentagem de mulheres: 42%
3º) Samsung
Porcentagem de mulheres: 37%
4º) Facebook (empatado)
Porcentagem de mulheres: 32%
4º) HP (empatado)
Porcentagem de mulheres: 32%
5º) Apple
Porcentagem de mulheres: 31%
6º) Salesforce (empatado)
Porcentagem de mulheres: 30%
6º) Google (empatado)
Porcentagem de mulheres: 30%
7º) Oracle
Porcentagem de mulheres: 29%
8º) Adobe
Porcentagem de mulheres: 28%
9º) Microsoft
Porcentagem de mulheres: 27%
10º) Amazon
Porcentagem de mulheres: 26%
11º) Intel (empatado)
Porcentagem de mulheres: 25%
11º) IBM (empatado)
Porcentagem de mulheres: 25%
12º) Cisco
Porcentagem de mulheres: 23%
13º) Qualcomm (empatado)
Porcentagem de mulheres: 20%
13º) Tesla (empatado)
Porcentagem de mulheres: 20%
14º) SpaceX
Porcentagem de mulheres: 14%