Se você está pensando em se atualizar e fazer uma pós-graduação confira os cursos que estão com inscrições abertas ou que vão abrir. São especializações e mestrados no Paraná.
Mestrado em Ecologia e Conservação
A formação de profissionais para atuação em várias áreas das ciências ambientais é uma das intenções do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação Nível de Mestrado, oferecido pelo Setor de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Interessados no curso podem se inscrever até 14 de outubro pelo site www.bio.ufpr.br/ecologia, que contém também informações sobre a documentação necessária e os critérios de seleção.
Uma das linhas de pesquisa do mestrado aborda a estrutura e o funcionamento dos ecossistemas das regiões Sul e Sudeste do Brasil para o desenvolvimento de atividades que visem à conservação dessas áreas. Informar a comunidade sobre a importância da conservação da natureza por meio de conceitos e valores é outra preocupação do programa. Mais detalhes podem ser obtidos pelo telefone (41) 3361-1642.
Mestrado em Administração
O Mestrado em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) abre nesta quarta-feira (21) as inscrições para o processo seletivo. Os candidatos podem se inscrever pelo site www.pucpr.br/ppad. A taxa é de R$ 45. O curso está filiado à Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Administração (Anpad) e utiliza o teste Anpad como parte do processo de seleção dos candidatos.
O mestrado oferta área de concentração em Administração Estratégica, com linhas de pesquisa em Processos Estratégicos e Gestão Estratégica da Informação e do Conhecimento. A Administração Estratégica dá ênfase tanto para relações externas como para construção de potencialidades internas e preparação da organização para a mudança.
Um dos objetivos é compatibilizar aspectos internos com os externos, construindo alinhamento coerente de todos os níveis da organização com o seu ambiente, visando a manter e ampliar a sua competitividade. Os processos mais enfatizados na administração estratégica são a formulação, implementação, controle e aprendizagem estratégica. A par dos aspectos tecnológicos e econômicos, são contemplados os fatores políticos e culturais das organizações.
Mais informações pelos telefones (41) 3271-1476 e 3271-1634 ou pelo e-mail ppad.mestrado@pucpr.br.
Especialização em Fundamentos Filosóficos
A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) prorrogou as inscrições para a especialização em Fundamentos Filosóficos para 29 de setembro. O curso é oferecido no câmpus de Toledo e tem como objetivo tematizar, sob diversas perspectivas, tanto positivas quanto críticas, a exigência de fundamentação nas diversas disciplinas da filosofia.
São tratados principalmente os fundamentos do conhecimento, da ética e da política. O curso é dividido nos seguintes módulos: História da Filosofia, Fundamentos Lógicos, Epistemológicos e Lingüísticos do Conhecimento e Fundamentos da Ética e da Política.
Mais informações pelos telefones (45) 3379-7000 e 3277-7004 ou pelo e-mail edlmedeiros@bol.com.br.
Mestrado em Educação
Estão abertas as inscrições para o mestrado em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), que tem como objetivo formar pesquisadores em educação. Interessados podem se inscrever na Secretaria Acadêmica dos Mestrados, no câmpus de Uvaranas (Avenida General Carlos Cavalcanti, 4748 Sala LP 115), até o dia 26 e pelo correio com postagem até o dia 19.
O mestrado oferece no máximo 13 vagas e o curso está aberto à participação de egressos dos cursos de Pedagogia e Licenciaturas, profissionais da Educação Básica, nas suas diferentes etapas e modalidades, professores no exercício da docência no ensino superior e alunos concluintes de curso de Licenciatura. Para graduados em outras áreas, as inscrições serão aceitas mediante solicitação justificada e anexada aos documentos requeridos.
Mais informações no site www.uepg.br/mestrados/mestreedu.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Deixe sua opinião