As vendas reais do setor supermercadista caíram em julho de 2005 0,16%, na comparação com o mesmo mês de 2004. Em relação a junho, porém, houve aumento de vendas de 5,82%. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). No acumulado de janeiro a julho, as vendas cresceram 3,11% na comparação com o mesmo período do ano passado.

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Segundo o presidente da Abras, João Carlos de Oliveira, o crescimento de julho em relação a junho é atribuído ao calendário, já que junho teve 30 dias e quatro finais de semana e julho 31 dias e cinco finais de semana.

O calendário, no entanto, deve provocar queda das vendas em agosto, já que este mês tem quatro finais de semana.

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- Em relação com agosto de 2004, a queda tende a ser menor porque a base de comparação é pequena - afirma Oliveira.

Desde abril, o setor tem apresentado retração das vendas. Ainda assim, a Abras mantém a expectativa de crescimento de 2% no ano. A entidade acreditar que o setor ainda tem fôlego para se recuperar, já que a produção industrial tem demonstrado alta, assim como as vendas no comércio, apesar da crise política e das altas taxas de juros.

- Como em 2003, os supermercados registram a procura por produtos mais baratos. As pessoas estão trocando marcas líderes por similares com preço menor - explica Oliveira.

As vendas nominais do setor também apresentaram alta em julho de 6,08% na comparação com junho e de 6,39%, em relação ao mesmo mês de 2004.