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Alguns profissionais insistem em afirmar que não trabalham na unidade de vendas da companhia. Quem bom se assim o fosse! Eles não percebem que a empresa inteira se movimenta em função de vendas. E como não se enxergam "vendedores" não ligam a mínima para o cliente.

As empresas que conseguem transmitir para suas equipes que essa teia de pessoas está envolvida num mesmo processo que é fazer o produto chegar na mão do cliente e que, além disso, devem a cada vez surpreender esse cliente, essas chegam lá!

Parece simples, mas não é tanto assim. Mobilizar e sensibilizar um grupo, muitas vezes enorme, de pessoas não habituadas a essa cultura voltada para o mercado é um desafio que envolve toda uma estratégia, pelo menos, de médio prazo.

Como as pessoas querem resultados de curto prazo, investir em mudança cultural que é essencial para modificar atitudes que fazem diferença, não lhes parece significativo. Mas é assim mesmo! Um trabalho de longo prazo. Um trabalho de formiguinha. Traçar o plano, realizar uma série de pequenas ações que conscientizem e sensibilizem equipes a atuar de forma diferenciada exige esforço, persistência e criatividade. Sobretudo quando se trata de vender!

Vender é uma arte para a qual muitos têm habilidades inatas e desde criança já ensaiam trocas, permutas, vendas e negociações. Conheço um adolescente assim. Desde garoto, em viagens, só queria saber de comprar objetos para vender ao voltar e "pagar a viagem" como se ele mesmo tivesse feito o desembolso. Crescendo sempre deu jeito de fazer um dinheiro. Para certas pessoas o aprendizado é necessário e a prática é um exercício que exige fôlego. Desenvolvem comportamentos e podem se tornar vendedores sensacionais.

Gosto de salientar que vender é uma arte curiosa que se tivesse receita todo mundo era milionário, mas sem dúvida o aprendizado é viável. E vale dizer que quanto antes isso acontecer é melhor, pois vendemos o tempo todo em nossas vidas.

E vender, essa arte que parece inacessível para muitos, nada mais é do que seduzir e encantar.

Maria Christina de Andrade Vieira, empresária e escritora, autora de Herança (Ed.Senac-SP), Cotidiano e Ética: crônicas da vida empresarial (ed. Senac-SP).chris@onda.com.br www.andradevieira.com.br

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