A Wal-Mart Brasil adquiriu os supermercados da rede Sonae no país, que faturaram em 2004 R$ 4,38 bilhões. A Sonae é a quarta maior rede de supermercados no Brasil, segundo o ranking da Abras, e é dona das marcas BIG, Nacional, Mercadorams e Maxx. No total, são 141 lojas nos estados de São Paulo (sete lojas), Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O negócio será anunciado nesta quarta-feira, em São Paulo.
Com a compra, a rede Wal-Mart, de origem americana e presente em 11 países, consolida sua posição entre os três primeiros do ranking no país, acirrando a concorrência de marcas com atuação nacional. O primeiro lugar é o do Pão de Açúcar, que faturou R$ 15,4 bilhões em 2004. O segundo é ocupado pelo Carrefour, com R$ 12,2 bilhões. A Wal-Mart faturou R$ 6,1 bilhões e, com a Sonae, chega a R$ 10,4 bilhões, encurtando a distância com os dois primeiros colocados.
O grupo Sonae entrou no Brasil no fim da década de 80, associada à gaúcha Josapar, e é o maior conglomerado não-financeiro de Portugal. Em 1997, comprou a totalidade das ações da empresa e iniciou sua expansão. Em São Paulo, associou-se ao Cândia.
A rede tem ainda postos de combustíveis instalados nos hipermercados BNIG e Nacional, um atacado, dois distribuidores e um frigorífico próprio, denominado Frigonal, com capacidade de 320 abates/dias, somando mais de 6,5 mil abates/mês, representando um total de produção de 84 mil cabeças/ano.
A Wal-Mart tem nas regiões Sul e Sudeste 19 lojas Wal-Mart Supercenter, 13 clubes de compras SAM'S CLUB e duas lojas de vizinhança Wal-Mart Todo Dia (São Paulo e Taboão da Serra). Tem ainda cinco drogarias nas lojas Wal-Mart Supercenter.
No Nordeste são 116 lojas. São 71 Supermercados Bompreço, 27 Hiper Bompreço, 15 Balaios e 3 Hiper Magazine, além de 93 drogarias Bompreço instaladas junto às lojas e uma estação saúde. As unidades estão em todos os estados nordestinos: 45 lojas na Bahia, 34 em Pernambuco, 10 no Maranhão, 8 em Alagoas, 8 na Paraíba, 5 em Sergipe, 2 no Rio Grande do Norte, 2 no Ceará e 2 no Piauí.
Deixe sua opinião