O Yahoo anunciou nesta quinta-feira um investimento de US$ 1 bilhão em dinheiro pela compra de ações do Alibaba.com, portal chinês dedicado aos negócios e ao consumo. Com a aquisição de 40%, o Yahoo se torna o maior investidor do portal chinês, que obteve lucro de US$ 68 milhões em 2004, mais do que o dobro dos US$ 30 milhões obtidos no ano anterior.
Segundo a agência de notícias chinesa Xinhua, a negociação, a maior até agora por um ativo de internet na China, permitirá que o Alibaba.com use a marca Yahoo em todo o país por tempo ilimitado, além de utilizar os negócios do Yahoo China.
O Yahoo terá 35% dos direitos de voto no Alibaba, em um contrato que pode valorizar a companhia combinada em US$ 4 bilhões, segundo comunicado divulgado por ambas as empresas.
A combinação de ambas as empresas incluirá a ferramenta chinesa de busca "3721.com", adquirido pelo Yahoo em 2004. O acordo também representa uma ameaça para o portal americano "eBay", o maior do mundo em comércio pela internet.
Em junho, a China ultrapassou a marca de 103 milhões de usuários de internet, segundo dados oficiais chineses, segundo maior do mundo depois dos EUA, que possui 159 milhões.
O intermediador da aquisição foi o japonês SoftBank, maior investidor do Alibaba e maior acionista estrangeiro do Yahoo.
"O investimento do Yahoo aprofunda nosso compromisso de longo prazo no mercado chinês. Acreditamos que a combinação do Yahoo e do Alibaba é a melhor maneira de a empresa se aproximar da região", afirmou Terry Semen, presidente e diretor-executivo do Yahoo, no comunicado.
Fundada por Jack Ma, ex-professor de inglês, em 1999, "Alibaba" se tornou o portal mais importante de intercâmbio de negócios e leilões on-line da China.
A estrutura do contrato fechado é semelhante ao do Yahoo Japão Corp., do qual o gigante de busca americano tem 33% das ações, enquanto que o Softbank controla 42%.
Há cerca de uma semana, o site de busca chinês Baidu.com fez sua estréia em bolsa com uma alta de 354%, o maior avanço em um debut de ações desde 2000 e o melhor rendimento em um único dia para uma empresa estrangeira na história da Nasdaq.
Segundo especialistas, esse resultado deveu-se ao fato de o Baidu.com ser considerado o "Google da China", embora a companhia ainda esteja longe de atingir os níveis de capitalização, vendas e ganhos da empresa americana, e a China já ser o segundo mercado mundial de internet.