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Positivo lança celular de olho no mercado premium

Norberto Maraschin Filho, vice-presidente de Mobilidade da Positivo, apresenta o smartphone Octa. | Divulgação/Positivo Informática
Norberto Maraschin Filho, vice-presidente de Mobilidade da Positivo, apresenta o smartphone Octa. (Foto: Divulgação/Positivo Informática)

Conhecida por focar em aparelhos de preços acessíveis e voltados para a classe média, a Positivo Informática anunciou ontem o lançamento de um novo smartphone voltado ao mercado premium. O celular, apelidado de Positivo Octa, deixa o segmento dos dispositivos intermediários para trás e chega ao varejo mês que vem para competir com marcas como Motorola, LG e Asus, apostando em um processador de alto desempenho e visual refinado.

A estratégia da companhia é diversificar sua linha de produtos e mirar também em um público mais exigente e de maior poder aquisitivo. O modelo chega ao mercado com preços sugeridos de R$ 899 para 8 GB de armazenamento e R$ 949, com 16 GB, os maiores valores até então praticados pela Positivo. Com um visual mais refinado do que os outros modelos da marca, O Octa não possui o nome Positivo Informática na tela frontal – o que reforça a intenção de se distanciar dos aparelhos anteriores.

Além disso, será o primeiro celular fabricado no Brasil a contar com um processador True Octa-core – daí o nome do aparelho. A promessa é de um smartphone rápido e com uma bateria duradoura –a promessa é de uma autonomia de cerca de 17 horas. O hardware desenvolvido em conjunto com a fabricante de chips Mediatek permite que até oito núcleos do processador operem simultaneamente, enquanto um módulo de controle distribui as atividades do celular nestes vários núcleos, impedindo uma alta repentina da temperatura e travamento do smartphone.

A previsão é que o celular chegue ao varejo na primeira quinzena de março. A Positivo Informática não divulga expectativa de vendas. Mas ontem, durante o anúncio do lançamento, o presidente da empresa, Hélio Rotenberg, reforçou que a intenção é repetir no mercado de celulares o sucesso da Positivo em computadores – a companhia fechou 2014 com um market share de 16,8% em PCs, na liderança deste mercado. “Estamos tentando entender que características os consumidores valorizam em celulares e entregar essas características a um preço acessível”, resumiu.

Concorrência

Ganhar espaço no concorrido mercado de celulares brasileiro, porém, não será fácil. Apesar de ter visto as vendas de seus aparelhos aumentarem 97% ano passado em comparação com 2013, a Positivo Informática ainda possui um market share no país que não ultrapassa os 2%. No Brasil, hoje o mercado está consolidado em cima de seis marcas: Apple, Samsung, Nokia, LG, Motorola e Sony.

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