O potencial de crescimento do mercado brasileiro de smartphones nos próximos anos ajudará a Positivo Informática em sua empreitada no segmento, mas a empresa terá que desenvolver bem seu plano de negócios e conseguir acordo com operadoras móveis para promover seus dispositivos.
A Positivo promete entrar "pra valer" no segmento de celulares, dentro de sua estratégia de diversificar a receita, conforme disse à Reuters o seu presidente, Hélio Rotenberg.
"Para competir no setor, precisará ter um produto aderente... Como o mercado de smartphones tem uma tendência de crescimento, se conseguir acertar portfólio, estratégia de canais de venda, preços e marca, pode ser que tenha boa oportunidade", afirmou o analista Bruno Freitas, da empresa de pesquisa IDC.
O bom relacionamento da Positivo com varejistas, construído ao longo de anos nas áreas de PCs e laptops, ajudará. Porém, é fundamental que a empresa avance nas negociações em curso com as operadoras de telefonia móvel. "Apesar de o varejo crescer muito em termos de vendas, o grande volume de vendas de celulares está nas mãos das operadoras", disse Freitas.
"A Positivo é muito bem posicionada no mercado de desktops no Brasil, então acho que ela tem força de nome para explorar também nessa área de mobilidade", diz a analista Izabela Januário, da consultoria Frost & Sullivan.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast