O ex-ministro da Agricultutra, Roberto Rodrigues principal homenageado do evento e que atendeu a pedido do presidente Lula para representar o governo, mesmo tendo deixado o ministério há uma semana foi quem defendeu o potencial de uma parceria BrasilAlemanha no segmento de biomassa. O Brasil produz 17,5 bilhões de litros de etanol por ano, consome 15 bilhões e tem capacidade logística para exportar 300 milhões de litros por mês.
O investimento em cerca de 100 projetos de produção de cana-de-acúcar e etanol deve elevar a capacidade de consumo interno em 12 bilhões de litros/ano, nos próximos dez anos. A área de plantio da cana, que soma hoje 6 milhões de hectares, pode adicionar 22 milhões de hectares.
"A condição potencial de exportação do Brasil é quase infinita e a logística é suficiente para a demanda atual", disse, defendendo que Brasil e Alemanha trabalhem juntos para estimular o consumo de biomassa em outros países e invistam juntos em tecnologia de produção, distribuição e logística para escoamento. (MV)