O Paraná recebeu no último final de semana uma das provas classificatórias de cavalos crioulos estreantes ao Freio de Ouro, maior premiação de genética da raça no Brasil. A Credenciadora de Inéditos teve como anfitriã a Cabanha São Rafael, de Balsa Nova, na região de São Luiz do Purunã, próximo a Curitiba.
Os cavalos, de todas as regiões do país, passaram por um julgamento morfológico e, na pista, cumpriram as provas funcionais, como a mangueira, a esbarrada e a paleteada. Entre as fêmeas que disputaram quatro vagas ao Freio de Ouro, a primeira colocada foi BT Tiffany, de Flávio Bastos Tellechea, da Reconquista Agropecuária de Alegrete (RS). Entre os machos, o melhor pontuado foi Coronel 666 Maufer, de Maurício e Fernando Lampert Weiand, da Cabanha Maufer de Cruzeiro do Sul (RS).
Uma das mais disputadas provas de classificação ao Freio de Ouro, a 11.ª Cre-denciadora de Inéditos São Rafael foi a primeira seleção oficial feita pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Crioulo (ABCCC) no circuito paranaense de 2011. Os vencedores da etapa foram habilitados a participar do Bocal de Ouro 2011, classificatória que reúne somente exemplares inéditos, ou seja, que nunca participaram da competição.
Ao todo, serão realizadas 50 credenciadoras em todo o Brasil, sendo 20 de inéditos. Das fases regionais saem os semifinalistas, que se encontram nas finais estaduais. Os vencedores vão então para Esteio (RS), na Expointer, participar da final nacional do Freio de Ouro, que neste ano será entre os dias 27 de agosto e 4 de setembro.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast