O estado do Paraná teve um saldo positivo de 2.494 empregos com carteira assinada criados no mês de fevereiro. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) foram divulgados nesta quarta-feira (18) pelo Ministério do Trabalho. No Brasil inteiro 9.179 postos se abriram no segundo mês de 2009. O Paraná respondeu por aproximadamente 27% de todos os empregos formais criados no país em fevereiro.
No período, o total de admissões no estado foi de 95.160 trabalhadores. Por outro lado, 92.666 perderam o emprego. No acumulado de janeiro e fevereiro, o Paraná tem um saldo de 4.086 vagas formais criadas. O setor de serviços é o responsável por grande parte das contratações. Em fevereiro, 34.407 trabalhadores conseguiram emprego e 28.597 foram demitidos.
Para o retrospecto estadual das 2.494 vagas criadas em fevereiro, Curitiba ajudou com 721 novas contratações (saldo das admissões menos demissões), 28% do total do estado. O setor da indústria da transformação foi o que mais mandou trabalhadores embora em fevereiro. O saldo na capital foi de -1.274 empregos criados.
O secretário estadual do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia, comemorou os números estaduais e nacionais. "No primeiro mês do ano já tínhamos apresentado reação à crise financeira internacional, sendo um dos oito estados com resultado positivo em geração de postos de trabalho. Agora comprovamos que somos fortes e vamos ter um 2009 com muito emprego", afirmou Garcia, em entrevista à Agência Estadual de Notícias.
Carlos Lupi, ministro do Trabalho, também ficou otimista com os números. "(O saldo) é pequeno, é. Mas é positivo. Nos Estados Unidos, tivemos 450 mil demissões em fevereiro. Ouso afirmar que o Brasil começou a sair da crise em fevereiro. Março vai ser o mês da grande virada, com mais de 100 mil empregos criados. O que poderia haver de pior, já aconteceu", disse.
Retomada
Os 9.179 empregos criados no país inteiro interromperam uma série de três meses seguidos de queda no emprego formal. Nestes meses, o emprego sentiu os efeitos da crise financeira internacional. O último resultado positivo havia acontecido em outubro do ano passado.
Em novembro de 2008, foram fechadas 40,8 mil vagas. Em dezembro, o emprego formal teve o pior resultado da história, quando as demissões superaram as contratações em 654 mil postos de trabalho. Em janeiro deste ano, foi contabilizado o fechamento de 101,7 mil vagas formais. No Paraná, ao contrário, o saldo foi positivo. No estado foram criadas 1.592 em janeiro.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião