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PR ganha agência de internacionalização sem sede e sócios

Edson José Ramon, presidente da ACP | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Edson José Ramon, presidente da ACP (Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo)

Com mais de 60 empresas negociando a vinda para o Paraná, o estado lança hoje, no Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), a Agência de Internacio­nalização do Paraná. A entidade, que nasceu das discussões da Secretaria de Estado da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul (Seim) com o setor empresarial, está com o estatuto escrito e aprovado pela Procuradoria-Geral do Estado, mas ainda não tem endereço, sócios e nem mesmo recursos financeiros para funcionar.

Segundo o estatuto, escrito pelo professor da Faculdade de Educação Superior do Paraná (Fesp) Aristides Athayde, a entidade funcionaria como um órgão independente, uma sociedade civil sem fins lucrativos, com a participação das entidades privadas, concentrando os esforços de atração de investimentos estrangeiros para o estado. "A lista de entidades participantes é bastante grande. Vamos fundar a agência nesta quinta e esperar que elas cedam seus executivos para começar os trabalhos", explica o secretário Ricardo Barros.

Segundo Barros, mesmo a estrutura física da entidade deve partir de um levantamento desses executivos. "O governo do estado até pode ser consultado sobre algum espaço para a instalação da sede, mas até isso deverá partir das entidades. A Seim é apenas uma articuladora da ideia", afirma.

É durante o encontro que as entidades deverão se manifestar sobre se e como querem participar da nova agência: sócio-fundador, sócio-mantenedor ou os dois. Entre as instituições, no entanto, a participação efetiva não é ponto pacífico. Quase todas já têm um comitê, comissão ou departamento voltado para o comércio exterior dentro da sua área de atuação. "Discutimos o assunto apenas duas vezes com os conselheiros. Acre­ditamos que temos de participar, mas ainda não sabemos como, já que a Fiep já possui um conselho e um centro [Centro de Negócios Inter­nacionais] voltados para o mesmo fim", explica o coordenador do Conselho Temático de Comércio Exterior da entidade, Rommel Barion.

O mesmo ocorre com a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), que tem o Instituto de Plane­ja­mento e Promoção do Co­mércio Exterior (Ippex). "Temos uma infraestrutura falha, alta carga tributária e uma balança comercial bastante negativa em setores como o têxtil. Qualquer iniciativa como a agência, que nos ajude a lutar contra a maré, é válida, mas ainda não sabemos como participar", avalia o presidente da entidade, Rainer Zielasko.

No Conselho de Comércio Exterior da Associação Comercial do Paraná (Concex-ACP), o assunto também está em análise, segundo o presidente, Edson José Ramon."Avaliamos a iniciativa como muito positiva, porque não se restringe às commodities, trabalhando também as possibilidades do produto agregado paranaense, mas ainda não decidimos como participar", diz.

Entre as principais missões da agência está a facilitação de cooperações técnicas e exportações entre o Paraná e outros países e o mapeamento das potencialidades do estado. Para isso, um dos modelos estudados é o antigo programa do Sebrae "Paraná é um bom negócio", de 2005. "É um programa que mapeou 14 cadeias produtivas, com seus potenciais e gargalos, mas que está inativo. Ele poderia ser atualizado e servir como ponto de partida para um novo mapeamento do estado para os investidores internacionais", explica o assessor da diretoria executiva do Sebrae/PR, Ricardo Dellaméa.

Serviço

Lançamento da Agência de Internacionalização do Paraná. Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec – Avenida Comendador Franco, 1.341, Jardim Botânico, Curitiba), às 9h30.

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