Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
levantamento

PR, SP ou SC? Ranking lista os estados mais competitivos do país

 | Albari Rosa/Gazeta do Povo
(Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo)

Dados do mais recente levantamento do Centro de Liderança Pública (CLP), divulgado na manhã desta segunda-feira (19), apontam que o Paraná é o segundo estado mais competitivo do Brasil. O ranking foi feito pela consultoria britânica Economist Intelligence Unit em parceria com a Consultoria Tendências para analisar a competitividade no país.

Para a elaboração da lista, liderada por São Paulo, os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal foram avaliados sob 65 aspectos, agrupados em 10 pilares: educação, eficiência da máquina pública, capital humano, infraestrutura, inovação, sustentabilidade social, potencial de mercado, solidez fiscal, segurança pública e sustentabilidade ambiental.

O Paraná obteve 76,9 pontos na escala de 0 a 100, sendo um dos 13 estados acima da média brasileira, de 50,2. O bronze do ranking foi de Santa Catarina (74,3). O Distrito Federal (66,8) e o estado do Mato Grosso do Sul (65,1) ficaram com o quarto e o quinto lugar, respectivamente. Os menores números foram dos estados do Alagoas (15,9), Sergipe (28,5), Acre (32), Piauí (34,1) e Maranhão (34,3).

Vice-liderança

O Paraná obteve boas notas nos principais indicadores elencados pelo levantamento, com o segundo posto da pontuação geral. No fator segurança pública, ficou em primeiro, com 100 pontos, e foi vice-líder do fator sustentabilidade ambiental, com 96. Além disso, ficou em terceiro lugar em sustentabilidade social (89,6) e eficiência da máquina pública (99,6).

Com 83,2 pontos em educação, o estado ocupou o 4º lugar na categoria. Também levou o 5º em solidez fiscal (73,9), infraestrutura (65) e inovação (58,1) e o 9º em capital humano (55,1). A menor nota foi a de potencial de mercado (30,3) que colocou o Paraná em 17º lugar neste quesito.

Ascensão

A entrada do Paraná em uma das três primeiras posições do ranking pode ser explicada por várias mudanças em comparação ao ano passado. De lá para cá, o estado subiu posições em quatro dos 10 pilares pesquisados: sustentabilidade (1), educação (1), solidez fiscal (1) e eficiência da máquina pública (2). Segundo o estudo, a boa classificação em tratamento de esgoto e serviços urbanos e nos indicadores de deficit carcerário e segurança patrimonial estão entre as razões dos bons índices em 2016.

Em contrapartida, o estado caiu três postos em infraestrutura, dois em capital humano e 10 em potencial de mercado. Outra notícia não tão boa para os paranaenses foi o desempenho de Santa Catarina nos níveis do Ideb, Pisa e Ioeb. Com bons indicadores, o vizinho avançou no ranking tomando o terceiro lugar em educação, que era do Paraná.

Lançamento

Organizado pela quinta vez, o Prêmio Excelência em Competitividade busca reconhecer os estados que mais se destacam em perspectivas estratégicas para a competitividade no Brasil e comparar o contexto brasileiro ao dos países desenvolvidos. Um dos objetivos dos dados levantados é incentivar o gestor público a definir as prioridades do seu estado e ao mesmo tempo possibilitar ao setor privado um melhor estudo de alocação de seus investimentos.

O lançamento da edição deste ano começou esta manhã (19) com a presença do ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, para discutir os desafios de competitividade enfrentados pelo Brasil daqui para frente. Também está previsto para o evento um debate entre os governadores sobre formas de atrair investimentos por meio do equilíbrio fiscal.

Confira os indicadores dos cinco estados mais competitivos do Brasil

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.